Em meio às mudanças anunciadas pelo Governo Federal e publicadas no Diário Oficial da União em 30 de dezembro para benefícios, Venâncio Aires registrou em 2014 o total de 2.082 auxílios-doença concedidos e 318 pensões por morte.
Também ocorreram mudanças para o seguro-desemprego, seguro-defeso e abono salarial. As alterações ainda precisam ser aprovadas pelos deputados e senadores para virarem lei e vigorarem. As novas regras não atingem os atuais beneficiários. As medidas provisórias poderão, no entanto, ser alteradas pelo Congresso. Ainda no ano passado, foram mantidos 1.636 auxílios-doença e 4.586 pensões no município. As informações são da Gerência do Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) de Santa Maria. Em contato com a agência local do INSS, a técnico previdenciário Mônica Denise Simon destaca que o órgão irá aguardar a publicação entrar em vigor para se manifestar. De acordo com ela, as pessoas procuraram o INSS logo que as alterações foram anunciadas pelo Governo. “O geral todos nós sabemos, mas precisamos aguardar para falar sobre detalhes, como isso vai ocorrer e ser aplicado.” Em Venâncio Aires, o atendimento ocorre de segunda até sexta-feira das 7h até as 17h.
Sobre o seguro-desemprego, a média mensal é de 210 emissões no município. Conforme a coordenadora da agência do FGTAS/Sine de Venâncio Aires Alessandra Ludwing, o número mensal não é considerado drástico, pois sempre há vagas de emprego no município. “é uma média constante que não mudou nos últimos dez anos.” Entre os que mais solicitam, são os trabalhadores do chão de fábrica como os auxiliares de produção que atuam nos setores de refrigeração e no metalmecânico. Os colaboradores das safras de fumageira também estão na lista.