Foto: Divulgação / AFHUParcerias com a Universidade Hebraica poderão ser firmadas durante a missão do Vale do Rio Pardo
Parcerias com a Universidade Hebraica poderão ser firmadas durante a missão da região

Duas instituições de ensino da região integram missão econômica e de desenvolvimento, que segue amanhã para Israel. A Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) busca firmar com entidades israelenses parcerias para a realização de intercâmbios. Já a Escola Família Agrícola de Santa Cruz do Sul (Efasc) projeta a observação de novas tecnologias para serem aplicadas na produção de alimentos.

O grupo de representantes locais que irão realizar missão econômica no Oriente Médio, além de buscar novas técnicas de produção agrícolas, também analisam formas de garantir contato permanente com Israel. A Unisc pretende firmar com instituições de ensino do país parcerias para a troca de tecnologias e a assinatura de convênios para a realização de intercâmbios.

Conforme o Pró-Reitor de Extensão e Relações Comunitárias, Angelo Hoff, a proposta é de garantir acordos para integração entre as universidades a curto prazo. “Já estamos levando memorandos e protocolos para assinar com as instituições que formos visitar, em especial, para relações com os cursos de engenharia agrícola. é uma oportunidade para professores e alunos.”

Na PROGRAMAÇÃO do grupo regional estão passagens pela Universidade Hebraica e ao Volcani Center, centro de pesquisa em agricultura. “Queremos também garantir subsídios ao nosso Centro Vocacional Tecnológico que está em construção em Rio Pardo. Lá queremos desenvolver projetos com alta tecnologia para a produção rural, por isso a participação na missão em Israel é importante para abrirmos caminhos,” salienta Hoff.

Efasc

A busca por novas técnicas de produção e o aperfeiçoamento das metologias de ensino da Efasc são os principais objetivos da entidade em solo israelense. Conforme João Paulo Reis da Costa, representante da entidade na viagem, Israel adotou a produção de alimentos como forma de suprir a demanda de mercado, além da geração de renda. Desta forma, a entidade quer avaliar as possibilidades para aplicar em sala de aula os conhecimento já adquiridos pelos israelenses. “Estamos plenamente convencidos de que o desenvolvimento do campo na nossa região passa pela produção de alimentos. Por isso integramos a missão, para avaliar as ações realizadas no país, e trazer para o Vale do Rio Pardo.”

Além disso, a Efasc quer avaliar métodos de irrigação para pequenas propriedades. “Para gerar renda na agricultura familiar, esta tecnologia precisa ser de baixo custo,” salienta.

A missão da região passará por cidades como: Tel Aviv, Rishon Lezion, Rehovot e Jerusalém. No total 22 pessoas integram o grupo, que permanece em Israel ao longo de oito dias.