Foto: Cássia Colla / Folha do MateSolenidade contou com estudantes de 15 escolas
Solenidade contou com estudantes de 15 escolas

Estudantes do 6º ano de 15 escolas de Venâncio Aires tiveram a oportunidade de vivenciar as práticas do Legislativo na tarde de ontem na Câmara de Vereadores. Eles participaram do programa Vereador Mirim, que ocorre todos os anos, uma semana antes do dia das crianças, promovida pela Comissão de Educação.

Segundo a presidente da comissão, vereadora Helena da Rosa (PMDB), a atividade tem o objetivo de despertar o interesse das crianças pela política e mostrar o papel que ela exerce na vida de todos os cidadãos. “Esse programa é importante para que estes pré-adolescentes percebam como a boa política é saudável ao município, ao Estado e para o País”.

InclusãoUma das novidades neste ano foi a inclusão da APAE que ocupou umas das 15 cadeiras disponíveis. “Se fala tanto em inclusão, mas não estávamos praticando isso. Vereador Mirim existe há anos e a APAE nunca havia participado. Com a participação deles, estamos praticando a inclusão dentro da Câmara de Vereadores.

SeleçãoEscolas foram comunicadas por meio de oficios e, as 15 primeiras que manifestaram interesse em participar, tiveram preferência. Em um segundo momento, cada vereador visitou uma escola e desenvolveu palestras explicando a dinâmica do trabalho na Câmara e a importância da política na vida dos cidadãos. Depois, os alunos escolheram um representante para ocupar uma das cadeiras da Casa.

Demandas dos pequenosNeste ano, o programa teve o tema, “O município que queremos”, e dentro dele os representantes de cada escola, sugeriram caminhos para a construção deste espaço desejado pela comunidade que cada um representava. As sugestões pautavam demandas de seus bairros, distritos e escolas e apontaram a necessidade de melhorias não apenas na educação, mas também na saúde, segurança, lazer e turismo. Estudantes oriundos de escolas localizadas nos distritos pautavam a ampliação de incentivos para o desenvolvimento rural que ofereçam garantias da permanência dos jovens no meio rural. Além disso, sugeriram manutenção dos espaços públicos como praças, reforma das calçadas danificadas e ampliação dos espaços destinados às práticas de esportes. A acessibilidade das vias e dos espaços públicos também foi um tema abordado, assim como, a ampliação do acervo braile da biblioteca pública da cidade. Membros do Executivo ouviram atentamente cada demanda e, o prefeito Airton Artus, disse que vai solicitar a cópia de cada indicação para tentar encaminhar os pontos destacados. “Pretendo atender essas sugestões dentro do meu mandato, tudo não será possível, mas ficarei satisfeito se conseguir realizar ao menos uma parte dessas indicações tão importantes”.

Conheça os vereadores Mirins