Cerca de 70 pessoas participaram, na última semana, do piquenique alusivo ao Dia da Criança promovido pelo programa Primeira Infância Melhor (PIM) no Parque Municipal do Chimarrão. Mais do que uma atividade de lazer, a reunião de pais e crianças serviu como uma atividade de integração entre as famílias das seis comunidades atendidas pelo programa. Se para os pequenos o dia foi de brincadeiras, para os pais o momento foi dedicado a trocar experiências sobre o crescimento e desenvolvimento dos filhos.

Para a coordenadora do PIM em Venâncio Aires, Andrea de Oliveira, atividades como esta são importantes para estabelecer relações entre famílias de localidades diferentes. “A integração é parte do processo para garantir um crescimento mais completo e saudável para as crianças”, avalia. “Para os pais, em específico, é possível estabelecer paralelos sobre os estágios de desenvolvimento de seus filhos e sobre a realidade das famílias em cada comunidade”, destaca.

Hoje, o atendimento feito pelas visitadoras do programa chega às comunidades da Vila Táta, Loteamento Tirelli e bairros Gressler, Cidade Nova, Xangri-lá e Macedo. Este último bairro passou a ser coberto pelo PIM em julho deste ano e já conta com o cadastro finalizado de quase 85 famílias. O programa é voltado a gestantes e famílias de bebês de zero a seis anos de idade, que passam por nove avaliações divididas por faixa etária sobre o desenvolvimento das habilidades cognitiva, socioafetiva, motora e de comunicação e linguagem.