A apicultura é uma atividade econômica que exige alguns cuidados, principalmente em certas épocas do ano. No inverno é preciso proteger os enxames do frio e reduzir a abertura da entrada das abelhas nas colmeias, ainda mais, se as caixas forem do tipo americano. “é importante conferir a localização para permitir que o sol chegue nas colmeias com maior facilidade”, orienta o técnico agrícola do escritório municipal da Emater/RS-Ascar, Luis Antônio Marmitt. Ele observa que o apicultor deve também verificar a cobertura das caixas, a fim de evitar a entrada de água das chuvas e, se for o caso, posicioná-las de forma que fiquem levemente inclinadas para frente para facilitar o escoamento da água. “Para melhor proteger as abelhas, deve-se vedar as frestas existentes nas colmeias”.

Os enxames mais fracos devem receber uma alimentação de subsistência que serve para matar a fome das abelhas no inverno. Numa emergência, acrescenta Marmitt, deve-se utilizar alimentos mais simples ou mais disponíveis no momento, como mel ou mesmo, o açúcar cristal. “Neste caso, dissolva o mel ou o açúcar cristal com água meio a meio. Esta mistura é um alimento somente para os meses críticos do inverno para o enxame não morrer de fome”, afirma. Se houver sobra de alimento no alimentador, o mesmo deve ser trocado de dois em dois dias para evitar a fermentação. “As abelhas são insetos muito sensíveis. Por isso cuide, do alimento que você der para elas. Abelhas também tem cólicas intestinais e podem morrer com alimentos alternativos estragados no inverno”.

Marmitt acentua que este também é um bom momento para se pensar na implantação de plantas florestais que proporcionam boas floradas, como o eucalipto, a astrapeia, entre outras espécies. “Lembre-se, se você deseja mudar de local o seu apiário, ou mesmo colocar um novo apiário. Deve-se tomar o cuidado de verificar a existência de floradas para não prejudicar o apicultor vizinho ou frustrar suas próprias expectativas”.

Na Emater e na Associação Venâncio-airense de Apicultores (AVA), existe um mapeamento dos apicultores do município para auxiliar nestes casos.