Na última semana, no campus da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) localizado em Venâncio Aires foi realizada a 1ª Edição do Concurso de Debate Universitário realizado pela Junior Chamber Internacional (JCI) Venâncio Aires. A parceria foi com a Unisc.

Durante o evento, três equipes disputaram o título de campeã de debate. A equipe ‘ADF’, composta por Antônio Fagundes, Deisere Reichert Trindade e Franciele Bohnenberger ficou campeã. Em 2º lugar ficou a equipe ‘Fazendo Direitinho’ com Emerson Bitencourt, Eligio Weschenfelder, Luís Gustavo Bretana, já a equipe Three Team de Gabriel Avelar, Carlos Hofstate, Josy Tamara Silva ficou com a 3ª colocação.

Foto: Divulgação / DivulgaçãoParticipantes eram universitários da Unisc
Participantes eram universitários da Unisc

O projeto consiste no estímulo ao debate, estudo e reflexão sobre temas de preocupação mundial, tais como segurança, saúde, respeito, cidadania, paz, justiça, economia, meio ambiente e educação. Tem como objetivo comprovar que a geração de oportunidades práticas, caracteriza-se como forma indiscutível de preparar e treinar novas lideranças. “Acredito que estamos no caminho certo, ajudando jovens a se desenvolver e despertando a capacidade de discussão a cerca dos mais polêmicos assuntos da atualidade. Sem contar no poder de argumentação, improviso, raciocínio rápido e na arte da oratória”, destaca a presidente da JCI Venâncio Aires, Roberta Uhry.

Os três temas sorteados na noite foram: ‘Valorização salarial do professor garantia para uma educação melhor’; ‘As greves prejudicam o desenvolvimento do país’ e ‘Reforma política solução do Brasil’. O posicionamento das equipes, favorável ou contrária, aos temas também foram sorteados na hora, o que fez com que os alunos se desenvolvessem ainda mais. “é muito gratificante perceber o desenvolvimento do aluno, principalmente quando ele precisa defender um posicionamento contrário a sua opinião.”, ressalta a presidente.

Todos participantes receberam certificados e troféus de 1º, 2º e 3º lugares. Cada integrantes da equipe campeã recebeu dois créditos acadêmicos da Unisc e ainda a equipe foi premiada com um curso de inglês da ‘UP TIME’ para ser sorteado entre eles. Conforme o Diretor do Projeto, Tiago Quintana, a parceria com a Unisc e com os patrocinadores do projeto, Posto Shell e Up Time, foi de extrema importância para a viabilização do projeto. “Só temos a agradecer todo o suporte que nos deram e temos certeza que para 2016 a 2ª edição está garantida”, disse.