A Junior Chamber Internacional (JCI) dará continuidade na campanha que recolhe materiais como lápis grafite, lápis de cor, lapiseiras, canetas, canetinhas, borrachas, apontadores, destaca texto, marcadores permanentes e marcadores para quadro branco.
A iniciativa faz parte do programa nacional de coleta de resíduos chamado de ‘TerraCycle’ com o objetivo de auxiliar o meio ambiente e angariar recursos para o desenvolvimento de projetos. A participação da JCI ocorre por meio do projeto ‘Catadores de Cores’. Inicialmente, o encerramento da coleta de materiais estava previsto para o fim do mês de maio.
Segundo a coordenadora em Venâncio Roberta Graef, entre os pontos de coleta dos materiais estão o Cartório de Registros Civis e Clínica Status de Fisioterapia. Além disso, escolas ainda serão confirmadas. O recolhimento iniciou em abril e, até o momento, já foram recolhidos cinco quilos. “O volume é grande, pois as peças são pequenas.”
De acordo com Roberta, todo esse material é utilizado para a reciclagem, isto é, são transformados em outros. “Esses produtos não são aproveitados pelos catadores e vão para o aterro sanitário. No entanto, não decompõe, facilmente. A melhor forma é o recolhimento e reciclagem que é um dos objetivos da campanha.”
TERRACYCLERoberta cadastrou-se na ‘TerraCycle’ para que a campanha fosse realizada no município. A empresa norte-americana possui parcerias com estabelecimentos brasileiros. O material recolhido é enviado para a TerraCycle para ser transformado em produtos que são desde, bancos de jardim reciclados até mochilas feitas com a técnica ‘upcycle’. Com isso, desvia bilhões de embalagens de aterros sanitários/lixões e de incineradores (ambas as opções produzem carbono e outros gases que agravam o efeito estufa).