Com o brilho no olhar ao falar de sua obra e a emoção de reencontrar os amigos do Rotary Venâncio Aires, o professor, jornalista e psicanalista João Gomes Mariante, 99 anos, fez o lançamento do livro “Getúlio Vargas – O lado oculto do presidente”. A solenidade, realizada na noite de quinta-feira, 21, no Quiosque Chopp Brahma, reuniu diversos admiradores do trabalho do sócio-fundador do clube local.
João Gomes Mariante chegou ao local do lançamento pontualmente às 20h e aguardou a chegada dos convidados. Com 99 anos, o autor mostrou vitalidade e autografou todos os livros, com dedicatórias personalizadas para cada pessoa que se aproximava. Sobre a obra, com enredo traçando momentos do presidente Getúlio Vargas, o autor, como psicanalista, faz uma análise das emoções, da personalidade e da depressão que marcaram a vida do político, e como jornalista, ele aborda os relacionamentos políticos e das influências que sofreu para as decisões tomadas em seu governo.
Em seu discurso, o porto-alegrense brincou com a relação com o então presidente Getúlio Vargas. “As pessoas sempre me perguntam se eu era amigo do Getúlio Vargas e sempre respondo que não. Um homem como ele não tinha amigos, em virtude da sua forte relação política”, disse.
O trabalho de Mariante é considerado como uma análise psicanalítica apurada de um dos maiores líderes políticos que o Brasil já produziu.
Trajetória
Natural de Porto Alegre, Mariante tem um currículo invejável na área da saúde e é o responsável pela fundação do Rotary Club Venâncio Aires, em 12 de junho de 1949, além de ter sido o segundo presidente da entidade.
Obras
Além do livro lançado em Venâncio Aires, Mariante também é autor de “Os Três no Divã: um estudo sobre Getúlio Vargas, Flores da Cunha e Osvaldo Aranha”. Ele ainda planeja lançar em 2017 a obra “Como cheguei aos 100 anos”.
Onde comprar
O livro “Getúlio Vargas – O lado oculto do presidente” pode ser adquirido ao valor de R$ 45 no Hotel Guest ou com o integrante do Rotary Club Luciano Spies, através do telefone 3741-1550.