A Câmara de Vereadores de Venâncio Aires tem novidade na chefia de gabinete da Presidência. Em razão de cumprimento de acordo político entre PMDB e PDT, o comandante da

Foto: Divulgação / Folha do Mate.

Casa, José Ademar Melchior, o Zecão, ‘promoveu’ sua assessora, Josiane Schwengber, para a função. Ela vai substituir Viviane Mengue Pegoraro, que ocupava o cargo desde 2013 – na cota do PDT – e pediu exoneração esta semana.

O provável destino de Viviane é a Secretaria Municipal de Cultura, onde dever assumir uma função com CC no mesmo nível que tinha no Legislativo. Para a vaga de assessoria deixada em aberto por Josiane, Zecão anunciou Aline Ferreira, filha do ex-vereador Paulo Matias, que também já presidiu a Câmara. “Gostaria de deixar bem claro que a estas são questões políticas. A Viviane era excelente servidora e não está saindo por ato falho, mas por uma situação de equação dos cargos das siglas”, disse Zecão.

O presidente do Legislativo comentou que também poderia fazer mais alterações, mas preferiu não mexer em funções específicas, “onde temos profissionais que dominam as áreas, como informática e diretoria administrativa”. De acordo com o peemedebista, não há justificativa para alterações nos setores nevrálgicos da Câmara, cujos servidores têm responsabilidade direta para o bom andamento dos trabalhos. “é um ano de gestão e, a não ser que tenhamos surpresas, as mudanças serão apenas essas”, conclui.

PREFEITURA – Em relação ao Executivo Municipal, o prefeito Airton Artus mantém sigilo sobre quais nomes serão designados para as vagas que ficarão abertas com a desincompatibilização de quatro secretários que vão concorrer à Câmara de Vereadores. Tiago Quintana (PDT, Geral de Governo), João Stahl (PDT, Habitação e Desenvolvimento Social), Ronald Artus (PDT, Infraestrutura e Serviços Públicos) e Lucas Ferreira (PDT, Cultura, Esportes e Turismo) já confirmaram que vão buscar uma cadeira no Legislativo. “Ainda não tenho definições e é provável que, por algum tempo, deixe estas secretarias até sem titular, em nome da economia de recursos”, despista Airton Artus.