Atualização do site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) traz a informação do indeferimento da primeira candidatura em Venâncio Aires. Trata-se de Hélio Roque Fredrich, que buscava habilitação para concorrer a uma vaga no Legislativo pelo PT. Fredrich estava na lista dos pedidos de impugnação de candidaturas do Ministério Público Eleitoral, sob justificativa de que não constava como filiado no sistema da Justiça Eleitoral. Cabe recurso da decisão.
Ainda em relação à disputa pela Câmara de Vereadores, oito postulantes aguardam julgamento de suas situações: Bernadete Willms (PMDB), Elquídio de Melo (PHS), Gerson Ruppenthal (PDT), Nei (PDT), Therezinha Stertz (PT), Zecão Melchior (PMDB), Robinho (PT) e Rodrigo Digão (PT). Além disso, são cinco renúncias: Delise Erdmann Werrmeier (PTB), Irassu Rodrigues Tica (PMDB), Núbia Fengler (PP), Veranice do Couto (PSB) e Silvana Gerhard (PMDB).
MAJORITáRIA – Das quatro chapas que disputam a Prefeitura, apenas uma ainda não foi deferida pela Justiça Eleitoral. Cesar Schumacher e Rosange Lehmen de Moraes, ambos do PT, ainda seguem aguardando julgamento do registro de candidatura. Schumacher está entre os candidatos que tiveram impugnação pedida pelo Ministério Público Eleitoral.
A justificativa é a mesma que resultou no indeferimento de Hélio Roque Fredrich: não há registro de filiação partidária constando no sistema da Justiça Eleitoral. A chapa já apresentou defesa no Cartório Eleitoral de Venâncio Aires e se diz confiante na reversão do cenário.
Candidato a prefeito é barrado em Santa Cruz do Sul
Em Santa Cruz do Sul, a Justiça Eleitoral barrou a candidatura de Gerri Machado (PT) a prefeito. A decisão foi tomada com base na Lei da Ficha Limpa. Cabe recurso. Gerri havia sido alvo de uma ação de impugnação de candidatura por parte do Ministério Público Eleitoral. O problema constatado envolve uma condenação judicial por irregularidades em uma licitação da Prefeitura de São Vicente do Sul, onde ele foi secretário no fim do anos 90.
FIQUE POR DENTRO
Candidatura à Prefeitura aguardando julgamento
Cesar Schumacher e Rosange Lehmen de Moraes, ambos do PT
Vereadores aguardando julgamento
Bernadete Willms (PMDB)Elquídio de Melo (PHS)Gerson Ruppenthal (PDT)Volnei Luciano de Sá, o Nei (PDT)Therezinha Stertz (PT)Zecão (PMDB)Robinho (PT)Rodrigo Digão (PT)
Candidatos que renunciaram à disputa pela Câmara
Delise Erdmann Werrmeier (PTB)Irassu Rodrigues Tica (PMDB)Núbia Fengler (PP)Veranice do Couto (PSB)Silvana Gerhard (PMDB)
Candidatura à Câmara indeferida
Hélio Roque Fredrich (PT)