O domingo de eleições para o segundo turno mobiliza novamente, mesários, membros do Judiciário, Ministério Público, cartório e órgãos de segurança pública. As urnas começam a ser enviadas aos locais de votação nesta sexta-feira, no município de Boqueirão do Leão. O restante serão repassadas no sábado, 25.

No total serão repassados 209 equipamentos que são de responsabilidade da 93ª Zona Eleitoral, com sede em Venâncio Aires. Além da Capital do Chimarrão, Boqueirão e Mato Leitão também fazem parte da abrangência. A previsão é de que todos os equipamentos já estejam nas seções eleitorais até o fim da tarde do sábado. Os eleitores podem votar das 8h até às 17h munidos de documento com foto e título de eleitor.

Até esta quarta-feira, 22, o cartório fez a entrega das sacolas, que contem informações para os presidente de mesa, como os cadernos de identificação, canetas e informações básicas sobre o funcionamento da urna. No total 840 mesários estão mobilizados para trabalhar no segundo turno. Desta vez, os gaúchos retornam às urnas para escolher um candidato ao governo do estado e outro para presidência da República.

A previsão do chefe do cartório, Eduardo Mosman, é de que a apuração dos resultados esteja concluída nos três municípios, até as 20h. “Será um processo mais tranquilo e a expectativa é de concluir o trabalho mais cedo, dependendo também da chegado das urnas que estão em seções mais afastadas do centro da cidade.”

A divulgação do resultado das eleições para presidente da República no segundo turno só começará a partir das 20h, pelo horário de Brasília. Isso porque, com a adoção do horário de verão, o estado do Acre ficará com três horas a menos de fuso horário em relação à Brasília.

Em Venâncio Aires, 53.491 eleitores são aguardados para registrar o voto nas urnas instaladas em 179 seções eleitorais. Mato Leitão possui 3.192 aptas a votar e Boqueirão do Leão conta com 6.168 eleitores registrados.

Leia a reportagem completa no flip ou edição impressa de 23/10/2014