A Federação dos Trabalhadores na Agricultura (Fetag/RS), por meio de sua Comissão Estadual de Jovens Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (CEJTTR), vai realizar hoje, a III Marcha Estadual da Juventude Rural, em Porto Alegre. A primeira secretária e coordenadora de Jovens da Federação, Josiane Einloft, projeta uma participação acima de 1,2 mil jovens de todas as 23 regionais sindicais, representando 351 Sindicatos dos Trabalhadores Rurais. Ela revela que a juventude vai marchar por acesso à terra; inclusão digital; educação rural e profissionalização; geração de renda e cooperativismo; irrigação e infraestrutura; políticas públicas; cultura; e, esporte e lazer.
A partir das 7h começa a chegada dos ônibus, no Centro de Eventos Casa do Gaúcho, no Parque da Harmonia, onde serão recepcionados por representantes da comissão e encaminhados ao credenciamento. às 9h30min, serão montados a mesa de abertura, o protocolo e os pronunciamentos. às 10h30min, o palestrante motivacional, Ainor Lotério, irá falar dos eixos temáticos da III Marcha Estadual da Juventude Rural. Depois, o almoço e às 13h30minm os encaminhamentos para a Marcha. Serão realizadas duas paradas. A primeira em frente ao prédio do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) e a segunda no Palácio Piratini/Assembleia Legislativa, oportunidades em que serão entregues as pautas de reivindicações na Delegacia Federal de Ministério do Desenvolvimento Agrário, na Assembleia Legislativa, ao governador do Estado (que já adiantou que faz questão de abrir o Palácio à juventude) e demais secretarias, bem como a entidades que contribuam com a luta da juventude. Na Praça da Matriz ocorrerão algumas místicas e o encerramento está previsto para as 17h.
VENâNCIO AIRES
Conforme o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Venâncio Aires, Elemar Walker, a Comissão de Jovens da Regional Sindical Vale do Rio Pardo e Baixo Jacuí estará participando da Marcha com 50 jovens, oriundos dos dez sindicatos que compõem a mesma. O STR de Venâncio Aires estará representado pelos jovens, Aline Kroth, Simone Mallmann, Fernando Fengler, Fábio Nowotny e Marcelo Rodrigo dos Santos.