Integrantes do Kartódromo do Parque Municipal do Chimarrão realizaram ao longo de quase dois meses um intenso trabalho para adequar o local às medidas de
prevenção para evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti.
Por dia, cerca de 300 pneus eram furados por integrantes do clube, que finalizaram a ação na tarde desta quinta-feira, 31. Além disso, pneus maiores, como os de caminhões, que fazem a proteção em frente aos boxes, foram preenchidos por terra. Outros, que estavam sem uso, foram retirados do local e estão recebendo destinação correta. Com as ações, não há mais o acúmulo de água nos cinco mil pneus dispostos ao longo da pista. As medidas foram adotadas após o clube ter sido notificado há cerca de 60 dias.
Clube será desativado temporariamente
Nesta semana, a Prefeitura anunciou a desativação temporária do local. No entanto, hoje, uma nova vistoria será realizada pelas agentes de saúde e endemias. A secretária municipal do Meio Ambiente, Mara da Silva, explica que mesmo com as adequações, as vistorias seguirão. “As vistorias estão sendo feitas para ver se estão fazendo o que se comprometeram, porque já estamos notificando-os há mais tempo. E eles vinham fazendo as adequações, mas nunca resolveu de vez o problema. E agora vamos seguir monitorando, inclusive vamos verificar os que foram furados, se isso foi feito corretamente e se for detectado que tem mais algum problema vai se agir com alguma medida mais drástica.”
Assim, neste fim de semana o local ainda estará em funcionamento. De acordo com o presidente do clube, Pablo Braga, o fechamento já estava previsto para ocorrer a partir de segunda-feira, 4, já que será disponibilizado para a Fenachim 30 Anos, que usará o local para estacionamento durante a Festa em maio. Para os dias 11 e 12 de junho está previsto para ocorrer um GP de moto de 125 e de 250 cilindradas, além da segunda etapa da Copa VKC.
“Se mantivermos o kartódromo em funcionamento, o kart pode bater no pneu, ele vira e dependendo de como foi furado, voltará a acumular água”
Mara da SilvaSecretária Municipal do Meio Ambiente