Depois da alteração do feriado de 11 de maio (aniversário de Venâncio Aires) para 25 de julho (Dia do Colono e Motorista), muito se falou sobre a preservação da data que lembra a emancipação político-administrativa de Venâncio, município oficialmente criado em 11 de maio de 1891.

Por conta disso e com o desejo de homenagear os produtores de tabaco, nesta semana, o vereador Celso Krämer (PTB) e também produtor, apresentou projeto de lei para ter o 11 de maio como o Dia Municipal do Produtor de Tabaco. Ele justifica a homenagem pelo fato de Venâncio liderar o ranking brasileiro na produção do tabaco, e ter 70% da arrecadação do interior, baseada no cultivo do produto.

Krämer lembra que a data já foi reconhecida em nível estadual, que dedica o dia 28 de outubro para homenagear a classe. “Além de ser o dia do município, é um período em que se encerra a safra, com a venda do tabaco, e inicia a outra, com o plantio dos canteiros”, explicou, através da assessoria de imprensa da Câmara. Ele acrescenta que as comunidades de Linha Sapé e Tangerinas, que promovem a Festa Municipal do Fumo, também serão motivadas e terão mais uma data para comemorar.