Empresários do ramo de energia estiveram na Prefeitura para demonstrar a eficiência e a tecnologia das lâmpadas de LED (Light emitter diode), proporcionando economia e maior durabilidade. A dupla de técnicos realizou a demonstração e testou a luminária piloto na sala de reuniões da Prefeitura esta semana. Segundo de Boer, a durabilidade de uma lâmpada comum é de 8 mil horas em média. Já a de LED pode durar até 50 mil horas. A ícaro é uma empresa venâncio-airense que produziu uma luminária protótipo, que entrará em fase de teste.

Ronaldo João de Boer e Fábio Vilella apresentaram o projeto ao secretário de Administração, Leandro Pitsch, à equipe de Tecnologia da Informação (TI) e a de eletricistas da Secretaria de Obras, no sentido de estudar a possibilidade da troca das lâmpadas fluorescentes pelas de LED. Segundo Vilella, inclusive o suporte das lâmpadas antigas poderão ser adaptadas. Outro dado interessante, segundo os empresários, as lâmpadas de LED não atraem insetos. De Boer estuda também a possibilidade de se implementar um sensor fotossensível diretamente na fonte, o que reduziria a manutenção.

A lâmpada LED é um componente eletrônico semicondutor, ou seja, um diodo emissor de luz, a mesma tecnologia utilizada nos chips dos computadores, que tem a propriedade de transformar energia elétrica em luz. Tal transformação é diferente da encontrada nas lâmpadas convencionais que utilizam filamentos metálicos, radiação ultravioleta e descarga de gases, dentre outras. Pelo estudo realizado, a economia gerada seria cerca de 80% com a troca das lâmpadas de sódio pelas de LED. Para produzir o material em grande escala, a empresa necessita da aprovação da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).