Proposta pelo presidente Telmo Kist (PDT), a moção de apoio ao Governador Tarso Genro, visando a nomeação imediata de 84 candidatos habilitados para ingressar no Curso Superior da Polícia Militar, foi aprovada segunda-feira, na sessão da Câmara de Vereadores. O curso dá acesso ao cargo de Capitão da Brigada Militar.

De acordo com a comissão dos aprovados CSPM 2012, existem hoje, 319 vagas para o cargo de Capitão em aberto na Brigada Militar, além disso, o quadro de efetivo de carreira de nível superior, se mantém inalterado há mais de 15 anos.

Na justificativa, a comissão dos aprovados salienta que o aumento no índice de criminalidade nos últimos meses no RS, vem sendo motivo de debates na cúpula das polícias gaúchas, bem como na Secretaria de Segurança Pública, tendo em vista que, avaliações apontam a falta de efetivo como um dos maiores responsáveis pelo problema.

Ressaltam ainda, o fato de que em 2014, o Rio Grande do Sul sediará a Copa do Mundo da FIFA, onde todas as atenções estarão voltadas para o estado, portando, mais do que nunca, será necessária uma polícia eficiente, eficaz e efetiva. A moção de apoio, aprovada por unanimidade, será encaminhada à Assembleia Legislativa.