A secretaria da Cultura, Esportes e Turismo, através do produtor cultural, Everton Teixeira, cadastrou no sábado, 24, um projeto que quer qualificar o Carnaval de Rua de Venâncio Aires a partir da Lei de Incentivo à Cultura (LIC). O evento está agendado para ocorrer nos dias 25 e 27 de fevereiro, com a participação de cinco escolas, na rua Osvaldo Aranha.

Conforme o secretário da Cultura, Esportes e Turismo, Thomás Lenz, a partir do projeto inscrito e com a concretização da captação de aproximadamente R$ 110 mil, diferentes melhorias serão feitas na estrutura do tradicional Carnaval, como para a contratação de jurados e premiação do evento que será competitivo caso o projeto seja aprovado. “Tudo isso só vai se tornar possível se o projeto for aprovado”, reforça.

Segundo Lenz, o valor desta captação não é para repasse às escolas, pois este inventivo já é feito pela Administração Municipal. O projeto inscrito na LIC inclui sonorização, iluminação, espaço para os jurados, grades de segurança, contratação dos jurados e a premiação do Carnaval.

O secretário explica que com ou sem a captação, o Carnaval será realizado. O que muda é se ele será ou não competitivo.

Aulas de percussãoCom a concretização desta captação, será realizada em abril de 2017 uma oficina de percussão com Régias Eduardo Silveira, para todas as escolas carnavalescas de Venâncio Aires. “Queremos qualificar e personalizar o Carnaval de rua, integrando as escolas nessa atividade”, destaca Lenz. A proposta é uma oficina de 40 horas.