Foto: Reprodução l

Uma das novidades da Feira do Livro de Venâncio Aires, neste ano, é homenagear um escritor que nasceu, viveu ou reside na Capital Nacional do Chimarrão. Por meio de uma enquete, que pode ser acessada no site da Folha do Mate, no banner da Feira do Livro, o leitor vai poder escolher pelo voto, quem gostaria que fosse homenageado em 2017, além do patrono, que neste ano é o escritor Dilan Camargo, nascido em Itaqui e residente em Porto Alegre.

Em cadastro existente na Prefeitura, foram pesquisados os nomes e obras dos escritores, tendo como parâmetro e considerando escritores de Venâncio Aires as pessoas nascidas no município, que hoje moram em Venâncio Aires ou fora dele. Pessoas nascidas em outros municípios e/ou que hoje têm Venâncio Aires como residência; e que possuam obras publicadas, que tenham seus créditos, na forma de livros ou livretos. “Foram pesquisados os nomes e obras de cada um dos escritores, porém, como muitos destes dados não constam em nenhum documento, pode ser que algum escritor, que se inclua nos critérios, tenha ficado fora da lista. Estes, devem entrar em contato conosco pelo e-mail [email protected] para que possamos incluir na lista dos escritores de Venâncio Aires e, posteriormente, oficializaro cadastro”, ressalta a jornalista e coordenadora de projetos da Folha do Mate, Jaqueline Caríssimi. 

Segundo ela, a ideia é listar todos escritores de Venâncio Aires com suas respectivas obras e deixar este dado para pesquisas e reconhecimento de quem tem suas obras publicadas.

A Folha do Mate, o Sesc/RS, a Unisc e a Prefeitura são os realizadores da 18ª Feira do Livro que se realizará de 31 de agosto a 3 de setembro, no Parque Municipal do Chimarrão.

PARA VOTARAcesse o site e o banner Feira do Livro. Vote no escritor que gostaria que fosse homenageado. A votação vai até 13 de agosto, domingo, e o anúncio do mais votado será no lançamento oficial do evento, na noite de 15 de agosto, às 19h, na Folha do Mate. Preencha também no site, os dados com nome e telefone para concorrer a um kit de livros de escritores de Venâncio Aires.

VOTE NOS ESCRITORES

Alaor Ricardo Ruppenthal – ‘Os novos potenciais em educação’Angelita da Rosa – ‘Fé e Obras: a vida de Cônego Albino Juchem’; ‘São Sebastião Mártir: a fé fazendo história em Venâncio Aires.’ e outrosAntônio Pilz Neto – ‘Apreensões do Ser ou não ser’ e outrosClóvis Schwertner – ‘Alternativa sustentável: do campo para a cidade’Daniel Polleti – ‘Ser divino consciente’Gabriela Becker – ‘Ottavio a história de um imigrante italiano’ e ‘O mundo de Pippo’Hugo Bülow – ‘Reminiscências gaudérias: pitorescas remembranças dos Campos de Cima da Serra’ e ‘ A Luz de um Fogo de Chão’Hilda Hubner Flores – ‘As palavras’, ‘RS História, cultura e ciência’ e outrosIvan Seibel – ‘Imigrante, à duras penas’, ‘Viagem pelos trópicos brasileiros’ e outrosIvone Braga – ‘Poesias e Reflexões’Jair Luiz Pereira – ‘Baú de Memórias’ e outrosJaqueline Richter – ‘A História do Ovo’ e outrosJoana Puglia – ‘Os bolsos do mundo’João Moacir Laufer Ferreira – ‘Paisagens da Vida – contos e poesias’ e ‘Ilhapa – contosJuliana Bencke – ‘Comunidade Católica São Francisco Xavier’Leo Bullow – ‘Coragem! Não tenha medo de pensar’Maria Pereira Soares – ‘Mulheres Guerreiras Ocultas’ vol 1 e 2Maria Zulmira Portella de Moura – ‘Venâncio Aires Buscando Raízes’Mariana Faria Corrêa – ‘A Menina e o Tubarão’ e outrosNilton Campos de Azevedo – ‘Futebol de competição. Jogue e não deixe de jogar’ e ‘Esporte Clube Guarani 70 anos (1929-1999)’Odila Schwingel Lange – ‘Mulheres’ e ‘Folclore ou folclore?’Rafael Lovato – ‘Anverso e Reverso de um crime’, ‘Clarke’ e outrosRosaria Costa – ‘O sumiço da boneca da Princesa’Rosmeri Menzel – ‘Momentos’Sergio Rosa – ‘Papelito’Sergio Schaeffer – ‘Zé Divino, o Messias’, ‘O Rio de Heráclito’ e outrosVera Jorgina Siebeneichler – ‘Transmutando’, ‘Essência’ e outrosVeridiana Guimarães – ‘Educomunicaçao: análise e ampliação do conceito no projeto Folheando’Voni Loposzinski – ‘Arco Iris Polones’ e ‘Jasminny minha vida’