LICENçA – O vereador Vilson Gauer (PT) ficará mais 30 dias afastado do Legislativo. Na sessão de segunda-feira, os parlamentares aprovaram, por unanimidade, o requerimento do petista. O período será contado a partir do dia 11 de julho. Gauer já está fora da Câmara há quase um mês. Com isso, Edemir Freda, o Fredinha, ganha mais um período como vereador.
JUVENART – O coordenador artístico do CTG Erva-Mate, Marco César Roessler, e Júlio Seibel e Augusto Cunha, integrantes da Invernada Juvenil da entidade tradicionalista, ocuparam a tribuna durante a sessão de segunda-feira do Legislativo, para convidar a comunidade venâncio-airense para a pré-estreia das novas coreografia e indumentária, que serão apresentadas oficialmente no Juvenart, em Santa Maria. A atividade será no próximo domingo, 10, com almoço (a partir das 11h30min) e apresentação no Palco Super Lenz, no Parque do Chimarrão, às 13h30min.
PROJETOS – Os vereadores aprovaram, por unanimidade, na sessão da Câmara de segunda-feira, três projetos de lei, dois de autoria do Executivo e um originado no Legislativo. O PL 048 definiu em R$ 134 o valor do vale-alimentação para servidores públicos de carreira do Município. Quem tem 20 horas ganha a metade, R$ 67. Já o PL 050 traz novas funções para o cargo de agente de combate a endemias. Por fim, o PL 007, de autoria do Legislativo e proposto pelo vereador Telmo Kist (PSD), denomina de Waldemar Scheibler uma via no bairro Coronel Brito. A família do homenageado grande incentivador do Esporte Clube Cruzeiro e que faleceu em 2011, aos 72 anos, acompanhou a votação na Câmara.
BRASíLIA – Eduardo Kappel (PP) foi o único a manter crítica em relação aos gastos da comitiva de Venâncio Aires que foi a Brasília para audiência com o ministro do Trabalho, Ronaldo Nogueira, sobre uma trégua para a fiscalização dos diaristas nas lavouras de tabaco. Ele disse que concordaria com a viagem de Celso Krämer (PTB), que é da Comissão de Agricultura “e trabalhou a vida toda este tema”, mas não aprova que “outros tenham aproveitado a oportunidade para ir passear”. Quem integrou a comitiva respondeu a Kappel no mesmo tom, de que é preciso ir à Capital Federal porque é lá que as decisões são tomadas. Mesmo os parceiros de oposição, como José Cândido Faleiro Neto e Arnildo Camara se posicionaram a favor da viagem e ressaltaram que ela foi muito proveitosa, pois resultará em uma trégua para a safra deste ano.
BAIXARIA – Logo após reforçar que jamais será favorável a gastos como os que ocorreram para a comitiva venâncio-airense se deslocar até a Capital Federal, Eduardo Kappel não se conteve ao ouvir manifestação da vereadora Ana Cláudia do Amaral Teixeira (PDT) e partiu para o contra-ataque, protagonizando uma das maiores baixarias desta legislatura da Câmara. Ele afirmou que a colega costuma sair “em lua-de-mel com o prefeito”, para surpresa geral no Legislativo. A frase veio assim que Ana Cláudia disse que acredita que muitas são as formas de legislar, e que uma é viajando, conhecendo pessoas e trocando experiências, e que “errado é pegar salário do funcionário e ficar pregando moral”. Não é de hoje que a pedetista acusa o progressista de ficar com parte dos vencimentos de assessores.
EDUCAçãO – Em participação na tribuna, Helena da Rosa (PMDB) lamentou as notícias de que mais de 11 mil beneficiários do Bolsa Família no Rio Grande do Sul estão sob suspeitas de irregularidades. Ela também destacou que informações dão conta de que as metas do Plano Nacional de Educação (PNE) não estão sendo cumpridas e que os governos e sociedade precisam atentar para isso, “pois não adianta só falar em Lava Jato e Olimpíadas se esquecerem do acesso ao ensino, pois só colhe mais qualidade de vida e geração de empregos quem investe na Educação”.