Rafaela e Daniela com o pequeno Lian Rafael (Foto: Cassiane Rodrigues/Folha do Mate)
Rafaela e Daniela com o pequeno Lian Rafael (Foto: Cassiane Rodrigues/Folha do Mate)

Por dois minutos, o primeiro venâncio-airense de 2023 não nasce apenas no segundo dia do ano. O pequeno Lian Rafael veio ao mundo às 23h58min de domingo, 1º de janeiro, no Hospital São Sebastião Mártir (HSSM). Muito aguardado pela família, o primeiro bebê do ano é fruto da relação de amor e companheirismo da auxiliar de produção Loiva Daniela Richter, a Dani, 35 anos, e a empreendedora Rafaela Ribeiro Souza, a Rafa, 29 anos.

O nascimento de Lian no primeiro dia do ano foi uma surpresa para a família, já que Dani estava com 37 semanas de gestação. Como desenvolveu diabetes gestacional e a pressão arterial estava oscilando bastante nas últimas semanas, ela estava em acompanhamento constante. Chegou a ficar alguns dias internada na semana passada e, no domingo, por volta das 21h30min, procurou atendimento médico porque a pressão tinha aumentado muito, mesmo com medicação. “Cheguei no hospital e a médica disse que ia fazer cesárea, pois não podíamos correr risco. Foi um susto, mas deu tudo certo”, afirma.

Ela conta que, quando foi dito que Lian Rafael era o primeiro bebê de 2023, nem entendeu direito, de tanto nervosismo e emoção das últimas horas. “Também nunca imaginei que não ia ter nascido nenhum bebê durante todo o dia”, comenta.

Muito amado

Assim como a surpresa do nascimento, o pequeno Lian Rafael também surpreendeu a família desde que revelou sobre sua existência. Dani e Rafa estão juntas há 10 anos e são casadas no civil há seis. A família vem conversando sobre ter um bebê há algum tempo, uma vontade muito grande principalmente de Rafa. O pequeno Lian Rafael é resultado na quarta tentativa de inseminação artificial das duas mães.

“Eu já queria desistir, estava muito desanimada, mas a Rafa sempre me apoiou muito”, comenta Dani, que é mãe de Emmy, 12 anos, que também queria muito um irmão. Neste ano, quando as duas mães preparavam mais um aniversário de Emmy, Rafa convidou a esposa para ir a Porto Alegre para comprar mais alguns itens decorativos. “A ida a Porto Alegre foi mais uma desculpa para tentarmos mais uma vez. Fui resistente no início, mas decidi tentar mais uma vez a realização do nosso sonho”, declara.

Além de toda a frustração das tentativas de engravidar sem sucesso, as mães comentam que a questão financeira também foi algo determinante, pelo alto custo a cada tentativa de inseminação. “Estávamos juntando dinheiro para o reboco da casa. Cada vez que juntávamos um valor, usávamos para a inseminação. Na última vez, nem tínhamos todo o dinheiro, acabamos deixando algumas contas de lado para poder tentar mais uma vez. O reboco vai ter que esperar mais um tempo, mas nosso maior presente está aqui”, afirma Dani, emocionada.

A surpresa

Em 15 de maio, dia da festa de aniversário de Emmy, Dani fez um teste de gravidez de urina. “Eu fiz, mas estava com pressa, nem quis ver o resultado. Deixei no banheiro e fui arrumar a festa. Depois, chegou a Rafa chorando dizendo que tinha dois risquinhos, eu mal conseguia acreditar”, recorda ela.

Embora o procedimento fosse feito em Porto Alegre, o casal escolheu fazer o acompanhamento pré-natal em Venâncio Aires, tudo pelo Sistema Único de Saúde (SUS). “Fomos muito bem atendidas aqui (no HSSM), toda a equipe é muito atenciosa e respeitosa com um casal de duas mães. A Rafa pôde me acompanhar em tudo, isso me deixou mais tranquila”, complementa. Agora, a família aguarda o momento da alta hospitalar e a ida para o lar de Lian Rafael, no bairro Bela Vista, junto das suas três mulheres. “Isso nos mostra que nenhum sonho é impossível. Temos dificuldades, mas tudo vale a pena”, diz Rafa.

Lian Rafael nasceu com 3,395 quilos e 49,5 centímetros. O nome Lian foi escolhido pelas mães por ser um nome forte e curto. Já Rafael foi uma escolha da irmã, Emmy, para homenagear também a mãe Rafaela.