O secretário da Educação do Rio Grande do Sul, José Clovis de Azevedo, disse ter ficado ‘impactado’ ao se deparar com o resultado da pesquisa divulgada nesta quarta-feira (16) pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep). Os dados, mais uma vez, colocam o estado como líder no país em repetência de estudantes do Ensino Médio.
De acordo com a pesquisa, um em cada cinco alunos do Ensino Médio foi reprovado no estado em 2011. O índice de repetência de 20,7% é o maior registrado desde 1999 e muito superior ao da média do resto do país, que é de 13,1%. O estudo aponta ainda que o índice de evasão escolar no Ensino Médio gaúcho também é alto, de 10,1%.
Segundo o secretário da Educação, esses dados motivaram a recente reforma do Ensino Médio no estado, iniciada no ano passado. A consolidação da nova proposta pedagógica deve ser a principal estratégia do governo para reverter esse quadro. “Já conhecia estes números, e fiquei muito impactado quando vi. Por isso desencadeamos a reforma no Ensino Médio, com o objetivo de melhorar estes índices, motivando a juventude a estudar com metodologias adequadas aos dias de hoje”, disse Azevedo.
O secretário não isenta alunos e familiares da responsabilidade de tirar o estado da liderança deste ranking, mas diz que os profissionais da educação são os maiores responsáveis no processo. “Reverter este quadro é responsabilidade dos professores, alunos e familiares, mas os educadores são os maiores responsáveis. Se o aluno não aprende, a responsabilidade é dos agentes educadores”, argumenta o secretário.
Fonte: G1