Com informações de AI Câmara.

Proposta de Helena da Rosa (PMDB), aprovada por unanimidade ontem, denomina de rua Josefino Pereira da Costa a trecho localizado no bairro Coronel Brito, próximo à avenida Manoel Camilo, com extensão de 315 metros. O homenageado, nascido em 1869, morou em Santa Tecla e, com sua mulher, Joaquina Deolinda da Cruz, teve nove filhos. Agricultor e pecuarista, Josefino auxiliou na formação da Igreja Católica. Era bisneto de Brígida Fagundes do Nascimento.

Os descendentes de Josefino são conhecidos pelos terrenos doados para escolas, como é o caso da Deolino Pereira da Costa, de Linha Arroio Grande. O terreno foi doado pelo filho de Josefino, Deolino. Outros terrenos doados foram os da EMEF Dois Irmãos e EMEI Arco íris, ambos no bairro Aviação, doados pelos netos Oly e Alceu da Costa. “Só pelo fato de Josefino ter doado terreno para três escolas já justifica essa homenagem. Um país se constrói com homens, livros e educação”, afirmou Helena.

AFFONSO FREY – Outro homenageado é Affonso Frey. O projeto, que teve como proponentes os vereadores Celso Krämer (PTB) e José Cândido Faleiro Neto (PT), também foi aprovado na segunda-feira, e denomina de estrada Affonso Frey o trecho que liga Linha Estrela à Associação Recreativa São Caetano, em Linha Cerro dos Bois. A extensão é de quatro quilômetros.

Affonso Frey nasceu em 1939 em Linha Palmital, no interior de Venâncio. Casou-se com Avelina Frey e teve oito filhos. Trabalhou como agricultor e foi referência para a família e a comunidade. Sempre atuante e muito conhecido, foi presidente em algumas escolas onde seus filhos estudaram. Falecido em junho de 2016, Affonso deixou um grande legado de conhecimentos, somados a valores para toda a família e comunidade.