Com o objetivo de impulsionar o Carnaval de Venâncio e para que se tenha um aporte para buscar verbas em prol das agremiações locais, as diretorias das escolas e entusiastas irão reorganizar a Liga Carnavalesca da Capital Nacional do Chimarrão.

Depois de alguns encontros já realizados, está programada uma reunião para quinta-feira, 23, na Sociedade Nego Football Club, a partir das 19h. Na ocasião será montada a diretoria da Liga e a confirmação, e se necessário, modificação do estatuto da entidade, que deverá ser presidida por Celson Ferreira, tendo como vice Cláudio Jung.

Ferreira explica a necessidade da reorganização da Liga. “é uma exigência cultural para encaminhar projetos para as escolas de samba obterem verbas. Nosso município já foi preterido por verbas que foram para outros municípios por não termos uma Liga constituída.” 

Celson Ferreira ainda comenta do seu interesse em participar do movimento cultural da cidade. “Eu sempre gostei de Carnaval, sempre saio com alguma escola, tenho uma boa relação com os carnavalescos e conversando a gente chegou ao entendimento que deveríamos reorganizar a Liga.”

De acordo com Ferreira, a Liga ainda será uma importante ferramenta conciliadora entre as escolas. “Sempre deixamos claro nas reuniões de que as escolas devem fazer jus ao nome de coirmãs, de que ninguém vai ficar se degladiando, a disputa deve se dar na avenida nos dias de carnaval, mas fora isso, as pessoas do samba, que tem essa questão cultural envolvida precisam estar organizadas, defender o interesse do Carnaval como cultura, lazer do município.”

Os encontros da entidade ainda devem servir para que ocorra uma troca de apoio entre as escolas. “Quando uma escola quer fazer um evento que traga isso para as demais escolas para que haja uma integração, uma reciprocidade, um calendário de eventos para apresentações e angariar fundos”, explica Ferreira.

Essa Liga será um instrumento para manter acesa a chama do amor pelo carnaval. Será um canal de diálogo, uma ferramenta de conciliação entre as escolas.”

Celson Lucas FerreiraServidor público