O Liquida Venâncio edição de verão 2018 está confirmado para ocorrer entre os dias 1º e 10 de fevereiro e conta com adesão superior a 60 empresas. A maioria delas está concentrada no Centro, mas é crescente a participação de lojas dos bairros. A informação é do vice-presidente da Câmara de Comércio, Indústria e Serviços de Venâncio Aires (Caciva), Airton Bade.
Grande parte das empresas participantes é do segmento de calçados e confecções. Todas as empresas estarão identificadas por meio de faixas decorativas e prometem oferecer muitos descontos e promoções aos clientes. “Montamos uma ação de dez dias que terá descontos que variam de 10% a 50%. É importante ressaltar que a campanha terá descontos reais”, destaca Bade.
O vice-presidente informa ainda que é cada vez maior o número de consumidores do interior e de outras cidades que aguardam por esses momentos para compras com valores reduzidos. De acordo com ele, nas avaliações da Caciva feitas junto às empresas participantes de campanhas anteriores, o número de consumidores da microrregião é considerável. São clientes provenientes de Mato Leitão, Passo do Sobrado, Vale Verde e até de Cruzeiro do Sul que fortalecem a regionalização venâncio-airense nessa área.
Pagamento
Mesmo as lojas estando com material de divulgação padronizado, as formas de pagamento ficam liberadas. “Pode ser à vista ou no crediário. Isso depende da capacidade e criatividade de cada empresa”, expressa Bade. A campanha é fundamental para o comércio, pois é uma forma de vender as mercadorias que estão no estoque, proporcionar um fluxo de caixa e, também, renovar o estoque para a nova estação. As novas campanhas estão previstas para março.
Campanha é aguardada
A moradora do bairro União, Lúcia Andres, 66 anos, já aguarda com ansiedade o Liquida Venâncio. Ela elenca várias necessidades. Desde eletrodomésticos a relógio, passando por roupas que podem ser adquiridos durante o período da promoção.
Direitos do consumidor em liquidação
Defeito: Se o produto apresentar algum defeito, a empresa tem que trocar, mesmo que ele tenha sido comprado na liquidação. Pelo Código de Defesa do Consumidor (CDC), a garantia é de 90 dias.
Troca: Em promoções não há obrigação legal de troca em liquidação por questões de tamanho, cor ou modelo. Porém, se empresa oferecer essa opção como um diferencial ela precisa ser cumprida.
Descontos: Quanto ao pagamento, é sempre bom indagar antes quais são as opções oferecidas pela loja. Para valores pagos à vista, existe a possibilidade de barganhar descontos.
Indução ao erro: Quando forem anunciados descontos em produtos indisponíveis, o estabelecimento pode ser enquadrado por propaganda enganosa, segundo o Código de Defesa do Consumidor. Ao divulgar que um produto está em promoção, a loja tem que informar qual é a quantidade em estoque.