Inicialmente prevista para ser divulgada no mês de outubro, a Secretaria Municipal de Habitação e Desenvolvimento Social solicitou à Caixa Econômica Federal prorrogação de prazo para liberação da pré-lista de contemplados no projeto habitacional Residencial Bela Vista. O empreendimento de 256 apartamentos deve ser inaugurado até o fim do ano. Para garantir a maior isenção dos contemplados, no entanto, equipes da Prefeitura ainda realizam visitas domiciliares às famílias inscritas no Cadastro único. Dos cerca de dois mil inscritos em busca de casa própria em Venâncio Aires, mais de 300 já foram visitados pelas assistentes sociais do Município.

Conforme a assistente social e coordenadora do trabalho técnico-social do Residencial Bela Vista, Ana Cláudia do Amaral Teixeira, a expectativa é que a lista de contemplados seja divulgada na segunda quinzena do mês de novembro. O Município repassará para análise final da Caixa Econômica Federal 256 pessoas mais 30% de inscrições-reserva para casos de incompatibilidade cadastral. Ana Cláudia alerta, porém, que as visitas domiciliares não garantem o apartamento, mas servem apenas para confirmação de dados. “Durante as visitas é possível observar, por exemplo, pessoas que teriam muita dificuldade de convivência em condomínio, seja por manter hortas e animais domésticos, pelo número de membros familiares, entre outros quesitos”, explica.

No início do atual governo, a fila de espera em projetos habitacionais do Município chegava a 5.000 pessoas. Nos últimos meses, além da entrega de mais de 700 unidades, a Secretaria de Habitação e Desenvolvimento Social realizou trabalho de triagem desta lista, excluindo aproximadamente 1.500 cadastros. “Tratava-se de membros da mesma família, pessoas que ultrapassaram a faixa de renda, entre outros problemas que foram identificados nesse trabalho”, destaca Ana Cláudia.

Para aqueles que ainda buscam se inscrever em projetos habitacionais, a inscrição segue aberta durante todo o ano, junto a Secretaria de Habitação e Desenvolvimento Social. O Residencial Bela Vista conta com investimentos superiores a R$ 15,3 milhões e está sendo construído pela ALM Engenharia. O complexo é direcionado a famílias com renda até R$ 1.600,00 e compreende 256 apartamentos com 50,79 m2 cada, além de completa infraestrutura com salão de festas, quiosques com churrasqueiras, quadra de areia, playground e vagas de estacionamento para todos os apartamentos.