Foto: SESC / DivulgaçãoMostra circula com a proposta de resgatar a literatura de cordel nas escolas
Mostra circula com a proposta de resgatar a literatura de cordel nas escolas

Denominada como ‘O Cordel e o Cantador’, a exposição sobre o gênero literário faz parte de uma agenda do Sesc, com a proposta de resgatar a literatura de cordel, reproduzindo no formato comum, onde os cordelistas/poetas populares apresentam seus trabalhos pendurados em cordões, com as capas voltadas para o público, além de destacar o papel do cantador ou repentista.

Procurado pelas escolas interessadas, a unidade local elaborou um cronograma por Venâncio Aires que começou na última semana na Emef Cidade Nova do bairro Cidade Nova, onde permanece até sexta-feira, 8. Depois a mostra seguirá para mais seis educandários até novembro.

Exposição

As mostras são compostas por banners, que no total de dez, trazem detalhes sobre o cordel, o cantador, as cantorias, a forte influência do gênero no nordeste brasileiro, o autor e a temática. Em um destes cartazes (que você vê na imagem), a um destaque para a dupla gaúcha Kleiton & Kledir, responsável por projetos como o espetáculo musical “ópera- Trova”.A agente cultural do Sesc em Venâncio Aires, Lisiane Camargo relata que para 2014 o roteiro da exposição está quase 100% fechado, restando ainda algumas datas disponíveis, como entre os dias 20 à 31 de outubro, ou entre 1° e 31 de dezembro. A escola interessada pode manter contato pelo telefone 3741-5668 e inclusive já confirmar algumas datas em 2015.As demais mostras, sobre Mario Quintana e Simões Lopes Neto começam a circular novamente por Venâncio Aires no próximo dia 11 de agosto (Simões) e 1° de setembro (Quintana), passando por um total de oito escolas e a Casa de Cultura.