Você tem interesse em saber sobre os antepassados que vieram da região da Alemanha? O livro ‘Famílias de Origem Alemã do Rio Grande do Sul’ da editora ‘Est Edições’ é uma organização da empresa de prestação de serviços ‘Genealogia RS’ e trata do assunto.

O proprietário da empresa, localizada em Porto Alegre, é Nélio Schmidt. Nesta semana, ele esteve na Folha do Mate, para apresentar a obra lançada em agosto e está sendo comercializada no Núcleo de Cultura de Venâncio Aires (Nucva) ao preço de R$ 50. Ele esteve acompanhado de um dos fundadores e atual tesoureiro da entidade, Flávio Seibt.

Foto: Carolina Schmidt / Folha do MateNélio Schmidt esteve na Folha do Mate com Flávio Seibt
Nélio Schmidt esteve na Folha do Mate com Flávio Seibt

Schmidt, que estudou por um período no curso de História, explica que os trabalhos que deram origem ao livro começaram nove meses antes do lançamento. No total, foram escritos textos que envolveram 66 pessoas de diferentes regiões do estado. Oao todo, 100 famílias foram pesquisadas, sendo que o espaço para cada uma foi de três páginas. “Cada um estudou a sua árvore genealógica, reunimos as pesquisas e organizamos na obra.” De acordo com ele, há também parceria com pesquisadores da Alemanha que forneceram material. “O livro é um elo de ligação entre alemães e brasileiros com informações básicas e necessárias. é de uma linguagem acessível para que todos passam entender. Escolhemos a árvore para a capa, porque é o símbolo da genealogia”, destaca Schmidt. Nas páginas há informações sobre datas de nascimentos, casamentos, fatos da época, netos dos imigrantes, entre outros. Custeado pelos autores, o livro também teve o patrocínio de Ritter Alimentos, Rotermund SA e Zschimmer & Schwarz do Brasil. Como na empresa Genealogia RS há um acervo de um milhão e meio de sobrenomes alemães cadastrados, Schmidt explica que no próximo ano será lançada a segunda edição da obra.

“A obra liga o Brasil com a Alemanha”Nélio Schmidt, proprietário da empresa Genealogia RS