Com informações de Assessoria de Imprensa.

Após quatro anos do incêndio da Boate Kiss, em Santa Maria, chega ao público o livro ‘Sobreviventes’. Formado por sete histórias, a obra busca relatar os momentos vivenciados por sobreviventes do incêndio antes, durante e anos depois ao dia 27 de janeiro de 2013. O livro foi escrito pelas jornalistas Eduarda Pavanatto e Luiza Adorna, ambas com 23 anos, formadas pela Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), e tem seu lançamento previsto para a sexta-feira, 27, em Santa Cruz do Sul.
De acordo com as autoras, o principal objetivo da obra é promover uma reflexão sobre a vida. “Queremos que as pessoas leiam, reflitam e deixem de reclamar por motivos pequenos”, salientou Luiza. O livro foi escrito em 2015, como método de avaliação para uma das disciplinas do curso de Comunicação Social, alcançando nota máxima. O trabalho foi orientado e revisado pelo jornalista e professor Hélio Etges, que participa do livro escrevendo o prefácio.

As ilustrações foram feitas pela publicitária Jéssica Bagatini e o posfácio pela jornalista Vanessa Costa. Antes de seu lançamento, a obra foi cuidadosamente apresentada aos sobreviventes que se dispuseram a participar do projeto e autorizaram a sua publicação, bem como a Associação dos Familiares de Vítimas e Sobreviventes da Tragédia de Santa Maria (AVTSM) que foi igualmente consultada. A partir do diálogo entre autoras, associação e sobreviventes, um lançamento será organizado também em Santa Maria nos próximos meses. Todo o lucro obtido com a venda da obra será destinado a uma instituição de caridade da própria cidade, a partir de indicações dos envolvidos.
‘Sobreviventes’ foi publicado pela Editora Multifoco, do Rio de Janeiro. O lançamento será aberto ao público e ocorrerá no Café Barbera, em Santa Cruz do Sul. A data foi escolhida como uma forma simbólica para relembrar as vítimas e homenagear todos que são, e sempre irão ser, um sobrevivente da Boate Kiss.