Expressar-se simbolicamente, seja pintando, desenhando, dançando, cantando, ou nas outras tantas formas artísticas, faz parte do repertório humano. A arte é uma das tantas formas de comunicação, porém, capaz de provocar reações mais intensas do que as palavras, já que carrega mensagens subjacentes, causando emoção tanto em quem a criou quanto em quem a aprecia.

Foto: Alvaro Pegoraro / Folha do MateBruna consegue relaxar pintando
Bruna consegue relaxar pintando

Para as crianças o ato de pintar é encantador eproporciona sensações que são comuns para a faixa etária, como, estimular a criatividade e desenvolver a coordenação motora. Para os adultos, principalmente as mulheres, que passam, atualmente, pela febre ‘dos livros de colorir’ o motivo é outro: desestressar, procura de paz e diversão.

Em Venâncio, a livraria registra mais de 30 nomes na lista de espera. A procura maior é pelo livro ‘Jardim Secreto’, da ilustradora Johanna Basford. A venda semanal chegou a contabilizar mais de 20 livros.

Quando eu era criança amava, mas não fazia isso há anos. é uma daquelas coisas que desaparece da nossa vida e a gente nem se dá conta

A venâncio-airense Bruna de Quadros Etges, 23 anos, optou pela compra na internet. Estudante de Letras, o momento dedicado a pintura é quando está cansada e sem energia. “Acredito que seja uma atividade revigorante”, afirma.

Sobre a mesa, alguns lápis de pintar novos e outros que Bruna guardou da época de escola para colorir o livro cheio de belas imagens. “Quando eu era criança amava, mas não fazia isso há anos. é uma daquelas coisas que desaparece da nossa vida e a gente nem se dá conta, na infância inspirava nossa criatividade e trabalhava nossa coordenação motora, na vida adulta, colorir é uma verdadeira terapia, nos faz relaxar, esquecer de algo que está nos afetando, te faz esquecer dos problemas, a mente vai ficando vazia”, salienta. De acordo com ela, a pintura pode ser um canal de expressão, auxiliando na estimulação da criatividade e no alcance do autoconhecimento.