Maio é o mês de aniversário de Venâncio Aires. No dia 11, o município completa 124 anos de fundação. Uma diversidade de livros na Biblioteca Pública Municipal Caá Yari conta a história da cidade, do povo, sua origem, cultura, entre outros. A maioria das obras são escritas e organizadas por venâncio-airenses.
Conforme a bibliotecária Rosaria Garcia Costa, os livros costumam ser mais procurados por estudantes do 3° e 4° ano de escolas que fazem trabalhos sobre o assunto nas salas de aula. Rosaria observa que, além dos estudantes, as pessoas que procuram informações do município na biblioteca são naturais de outras cidades, mas que residem aqui. “A maioria das pessoas que querem ver os livros sobre isso são de fora, de outros estados e países. Acredito que os venâncio-airenses não procuram pela falta de interesse ou porque estudam no tempo da escola. Muitos daqui sabem a história do seu bairro.” Por isso, Rosaria convida para que as pessoas apreciem as obras do assunto, pois história é cultura e por dela que se descobre as origens e características de um povo.
Todos fazem parte de uma história que é contada nos livros”, Rosaria Garcia Costa – bibliotecária
QUAIS SãO AS OBRAS MAIS INDICADAS?
‘Baú de Memórias’, de Olgário Vogt (trata sobre a povoação de Venâncio Aires),’Caá Yari e a Capital do Chimarrão’, de Jair Luís Pereira que foi lançada durante a 4° Festa Nacional do Chimarrão em 1994 (fala da erva-mate, lenda e cultura sobre o assunto),’Memórias de um Imigrante Boêmio’, de Hilda Agnes Hübner Flores (sobre a imigração alemã),’Venâncio Aires – Buscando Raízes’, de Maria Zulmira Portela de Moura (traz dados sobre os portugueses em Venâncio e outros povos e demais informações e dados da história da cidade) e’São Sebastião Mártir – A Fé fazendo história’, que foi publicado pela Comissão dos Festeiros de 2013 com organização da historiadora Angelita da Rosa (a obra fala sobre a construção da igreja, procissão, entre outros).