Durante a coletiva na Prefeitura na tarde de ontem, a Praça Coronel Thomaz Pereira, conhecida como Católica ou Matriz, também foi assunto. Segundo o prefeito Giovane Wickert, a expectativa é que até setembro, seja construída uma nova parada de ônibus no local, nos moldes das paradas ‘inteligentes’ de Santa Cruz do Sul. A estrutura deve ter ar condicionado, videomonitoramento, tomadas para celular, internet e energia solar.
Ainda conforme o prefeito, quem está desenvolvendo um protótipo é a empresa venâncio-airense HS, que deve assinar um termo com o Executivo. “Há alguns anos eles receberam incentivo para construir o prédio próprio, mas não conseguiram executar. Para não devolver o terreno, houve a proposta de eles fazerem três paradas. A primeira dela será para a Praça Matriz.”
Com isso, Wickert diz que não fará uma parada provisória e espera que a Câmara de Vereadores autorize essa proposta. A matéria deve ser encaminhada ao Legislativo na próxima semana.
LEIA MAIS: Flexibilizado, IPTU Mais prevê até 50% de desconto para 2020
PRAÇA
Sobre o andamento das obras da Praça da Matriz, o prefeito reiterou que espera pelo “sim” da segunda colocada no processo licitatório para execução do projeto de reforma.
“A empresa desistente tem cinco dias para oficializar formalmente sua desistência e depois podemos contatar a Projeto Sul, de Lajeado. Esperamos que eles aceitem”, disse Giovane Wickert. Caso haja negativa, o Executivo terá de abrir novo processo licitatório, o que vai empurrar o término da obra para 2020.
O projeto está parado há cerca de um mês e, na última segunda-feira, 22, a Dettenborn & Cia, que vinha trabalhando desde dezembro passado, encaminhou a rescisão do contrato com a Prefeitura. A empresa decidiu se valer de especificação no contrato que garante a possibilidade de rescisão após 90 dias sem receber pagamentos.