A noite dessa segunda-feira, 23, foi especial para o venâncio-airense Ramon Antônio Giovanaz, 31 anos. Com a receita chamada de Joelho Bêbado, ele venceu a 3ª edição do Concurso Prato Típico Alemão da Oktoberfest – evento que ocorre em Santa Cruz do Sul no próximo mês. A divulgação do resultado ocorreu durante evento no Senac Santa Cruz do Sul e além do morador da Capital Nacional do Chimarrão, outros quatro finalistas apresentaram receitas aos jurados.
Formado em Gastronomia pelo Senac de Santa Cruz do Sul desde 2017, Ramon conta que a relação com essa área surgiu na sua vida há cerca de seis anos. Além do amor pessoal por esse universo, o venâncio-airense encontra referências na família: o pai trabalha como cozinheiro em uma escola, o irmão mais novo é chefe de cozinha na Austrália e os avôs paternos eram proprietários de um restaurante. Além disso, o filho mais velho, Cauã, de 6 anos, já colabora com a preparação dos pratos, e o caçula, Noah, de seis meses, “já está de olho nas panelas”.
Na área gastronômica, Ramon também teve experiências fora do Rio Grande do Sul. Ele e a família viveram dois anos em Santa Catarina. Na oportunidade, ele atuou como chefe de cozinha no Hotel do Sesc, em Florianópolis, no Hotel Campanario, em Jurerê, e em uma churrascaria. Além disso, nos últimos seis meses vivendo em solo catarinense, ele se dedicou ao empreendedorismo e comandou um food truck especializado na venda de poke, prato típico da culinária havaiana.
CONCURSOS
Essa foi a primeira vez que o marido da Giuliane participou de um concurso de gastronomia. Entretanto, a vitória foi suficiente para deixar ele com o ‘gostinho de quero mais’. “Ter ganhado foi muito importante e essa oportunidade surgiu porque minha paixão é cozinhar. É um estímulo para que eu continue”, destaca, ao comentar que pretende participar de outros concursos promovidos em municípios da região.
O concurso do Prato Típico Alemão da Oktoberfest é uma promoção da Associação de Entidades Empresariais de Santa Cruz do Sul (Assemp), Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac-RS), unidade de Santa Cruz do Sul, e Sindilojas Vale do Rio Pardo, com apoio da Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra).
Como premiação, Ramon recebeu uma placa de reconhecimento, um vale-compras no valor de R$ 500 na Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra), o direito de participar de oficina de gastronomia de até 15 horas no Senac Santa Cruz e acesso diário à 35ª Oktoberfest, de 9 a 20 de outubro.
A RECEITA
- Ramon explica que o prato preparado por ele foi uma releitura do tradicional eisbein (joelho de porco servido na Alemanha). Segundo o chefe, a receita típica serve o joelho inteiro com uma salada de batatas. “Eu servi ele em pedaços, acompanhado de uma salada de batatas e uma farofinha de bacon”, explica. O nome Joelho Bêbado foi uma alusão ao fato de o venâncio-airense ter deixado a carne marinar por 12 horas na cerveja.
- Além disso, Ramon observa que em cada lugar da Alemanha as famílias preparam o eisbein de uma maneira diferente. “Eu trouxe uma releitura do prato para a minha família. Esse é outro argumento para eu ter escolhido ele”, compartilha. Neste ano, o tema do Concurso Prato Típico Alemão da Oktoberfest era ‘Os segredos das Receitas de Família Traduzidos em Sabor’.
OFICINA
No dia 11 de outubro, durante a programação da 35ª Oktoberfest, Ramon realizará uma oficina de gastronomia aberta ao público. A atividade ocorre no estande do Senac.
Confira a receita do prato Joelho Bêbado:
Ingredientes:
1 joelho de porco
4 folhas de louro
Cominho (q.b)
Pimenta do reino (q.b)
Sal
2 cebolas
6 un. de cravo da Índia
4 long neck de cerveja
Alecrin (q.b)
4 dentes de alho
1 limão siciliano
Farofa de bacon:
400g de bacon
300g de farinha de mandioca
50g de manteiga
150ml de azeite
1 cebola
Sal (q.b)
Salsinha (q.b)
Salada de Batatas:
0,5 kg de batatas
2 folhas de louro
2 dentes de alho50g de picles
1 cebola roxa
Azeite
Sal (q.b)
Pimenta do Reino (q.b)
100g de mostarda
Curry (q.b)
Salsinha (q.b)
Modo de Preparo:
Colocar o joelho de porco em um saco plástico com os temperos, a cerveja e o limão. Fechar e deixar marinando na geladeira por, no mínimo, 12 horas. Retire da geladeira.
Enrole em papel alumínio com um pouco da marinada. Assar por duas horas em forno pré-aquecido a 160°C. Retire o papel alumínio e deixe dourar a 200°C por mais 40 minutos.
Salada de batata alemã:
Descasque e cozinhe as batatas em água salgada por cerca de 20 minutos com alho e louro até que fiquem bem macias, mas sem que se despedacem demais. Quando as batatas estiverem macias, retire-as da água e corte-as em fatias enquanto ainda quentes. Reserve um pouco do líquido de cozimento.
Em uma frigideira bem quente coloque as batatas, a cebola, o picles, a mostarda, o curry, um pouco da água do cozimento e a salsinha. Refogue> Misture bem até que parte da batata comece a se desfazer e engrossar a salada. Corrija o tempero e deixe esfriar.
Farofa de bacon:
Corte o bacon e a cebola em cubos. Reserve. Em uma frigideira bem quente doure o bacon e em seguida refogue a cebola. Adicione a manteiga, o azeite e, aos poucos, a farinha de mandioca. Mexa sempre. Finalize com sal e salsinha.