Foto: Alan Faleiro / Folha do MateNo quadro que segura, Lucira com os dez filhos no seu aniversário de 80 anos
No quadro que segura, Lucira com os dez filhos no seu aniversário de 80 anos

Com 80 anos, Lucira Bencke tem muitas histórias para contar. Depois de morar em outros municípios, inclusive de Santa Catarina, fixou residência no, hoje, bairro Diettrich, em 1970. Criou raízes e acompanhou o seu crescimento, do tempo em que os campos dominavam a sua paisagem até os dias atuais. Uma das primeiras moradoras, vovó Lucira diz gostar muito do bairro e da vizinhança. Autodefinida como uma pessoa “muito família”, ela tem dez filhos: “quatro homens e seis gurias”. Os netos são 18. Já os bisnetos, nove. “Um deve nascer ainda neste mês.”

A matriarca dessa grande família, nasceu em Linha Marechal Floriano, onde estudou e, em 1953, casou-se com Ceno Bencke. Trabalharam juntos no ramo da funilaria. O companheiro faleceu em 1987.

Uma das histórias que mais gosta de contar é a de ter visto a neve, em 1965, quando residia em Horizontina. “Pena que não tínhamos máquina para fotografar.” Na edição da Folha do Mate desta sexta-feira, você confere entrevista com um pouco mais da vida de Lucira.