
Com 80 anos, Lucira Bencke tem muitas histórias para contar. Depois de morar em outros municípios, inclusive de Santa Catarina, fixou residência no, hoje, bairro Diettrich, em 1970. Criou raízes e acompanhou o seu crescimento, do tempo em que os campos dominavam a sua paisagem até os dias atuais. Uma das primeiras moradoras, vovó Lucira diz gostar muito do bairro e da vizinhança. Autodefinida como uma pessoa “muito família”, ela tem dez filhos: “quatro homens e seis gurias”. Os netos são 18. Já os bisnetos, nove. “Um deve nascer ainda neste mês.”
A matriarca dessa grande família, nasceu em Linha Marechal Floriano, onde estudou e, em 1953, casou-se com Ceno Bencke. Trabalharam juntos no ramo da funilaria. O companheiro faleceu em 1987.
Uma das histórias que mais gosta de contar é a de ter visto a neve, em 1965, quando residia em Horizontina. “Pena que não tínhamos máquina para fotografar.” Na edição da Folha do Mate desta sexta-feira, você confere entrevista com um pouco mais da vida de Lucira.