Quando os vereadores tomarem posse, no início do ano que vem, para a próxima legislatura, estará significativamente alterada a fotografia da Câmara Municipal de Venâncio Aires. De acordo com as atuais intenções dos parlamentares, mais da metade pode não estar presente no momento em que a imagem for captada. Além disso, o resultado das urnas poderá elevar ainda mais este percentual. O comentário recorrente nos bastidores da política local, é de que dois terços da Casa serão renovados para 2017.

Eduardo Kappel (PP), Helena da Rosa e Rudemar Glier, ambos do PMDB, Arnildo Camara (PTB) e Ana Cláudia do Amaral Teixeira, João Stahl e Cleiva Heck, todos do PDT, são os parlamentares que devem tentar a reeleição. Os outros oito vereadores não sabem, ao certo, se estarão nesta disputa. O peemedebista José Ademar Melchior, o Zecão, é cotado para concorrer a vice-prefeito na chapa que é encabeçada por Jarbas da Rosa (PDT), também vereador e que deixará o Legislativo para tentar levar o partido a um terceiro mandato consecutivo à frente da Administração da Capital Nacional do Chimarrão.

Celso Krämer (PTB) é outro que deve integrar chapa à majoritária. Há algum tempo é dada como certa a sua indicação para concorrer a vice-prefeito em dobrada com Giovane Wickert (PSB). José Cândido Faleiro Neto e Vilson Gauer, ambos do PT, admitiram nos últimos dias que podem formar chapa pura da legenda para disputar a Prefeitura, com Cândido na cabeça e Gauer de vice. Por fim, não estarão à disposição do eleitorado de Venâncio Aires os nomes de Telmo Kist (PSD) e Hélio Artus (PDT), que já anunciaram publicamente que não têm mais interesse em ocupar uma cadeira na Câmara.

AFASTAMENTO – Gerson Ruppenthal (PDT), afastado das atividades parlamentares na última quinta-feira, 28, em virtude de condenação por porte ilegal de arma e violação de direitos autorais, também não estará na ‘briga’, a não ser que consiga reverter a situação. Sua última chance – pelo menos levando-se em consideração as eleições de outubro deste ano – será na próxima segunda-feira, 9, em audiência na qual tentará alterar o cenário. Nery da Silveira (PDT), que assumiu a vaga de Gerson Ruppenthal e, agora, é vereador titular, também vai colocar seu nome à disposição do eleitorado venâncio-airense em outubro.

 

Quem concorre à reeleição

Eduardo Kappel (PP)Helena da Rosa (PMDB)Rudemar Glier (PMDB)Arnildo Camara (PTB)Ana Cláudia (PDT)João Stahl (PDT)Cleiva Heck (PDT)

Quem não concorre à reeleição

Jarbas da Rosa (PDT): pré-candidato a prefeitoZecão (PMDB): pré-candidato a vice-prefeitoCelso Krämer (PMDB): pré-candidato a vice-prefeitoTelmo Kist (PSD): não disputará cargo eletivoHélio Artus (PDT): não disputará cargo eletivoGerson Ruppenthal (PDT): afastado por condenação

Quem tem situação indefinida

Cândido Faleito Neto (PT): pode concorrer à majoritáriaVilson Gauer (PT): pode concorrer à majoritária