O projeto “Memorial do Chimarrão” irá resultar na apresentação de 16 diferentes trabalhos estudantis. Desenvolvido na Escola Municipal de Ensino Fundamental Cidade Nova, a ação é resultado de recursos federais do programa “Mais Cultura” e envolveu todos alunos e turmas.

A mostra está agendada para a próxima terça-feira, 23, e fará parte de uma semana de atividades tradicionalistas que ocorre na Cidade Nova entre segunda-feira, 22 e sexta-feira, 26. Lançado no mês de julho para alunos e comunidade as ações do “Mais Cultura” irão até meados de novembro.

Todo o projeto foi viabilizado pois o educandário já integrava o programa federal “Mais Educação” e desta forma se habilitou a receber R$ 20 mil para as atividades culturais, sendo que deste montante, R$ 10 mil já foram liberados.

Responsável por coordenar o “Mais Educação” na Emef Cidade Nova, a professora Alexandra Stein destaca que os cerca de 300 estudantes desenvolveram em sala de aula, 16 propostas ligadas a questões da cultura gaúcha.

Foto: Maicon Nieland / Arquivo FM
Na Cidade Nova, “Mais Educação” proporcionou atividades do “Mais Cultura”.

PROGRAMAÇÃO:

22/09 (segunda-feira) – Roda do Chimarrão com Telmo Kist;23/09 (terça-feira) – Mostra de trabalhos sobre o Projeto Memorial do Chimarrão e palestras Tradicionalismo e Cultura Gaúcha com Ana Flávia Dornelles;24/09 (quarta-feira) – Apresentações artísticas dos alunos, apresentação do Grupo Gaudérios do Mate, almoço tradicionalista e apresentações artísticas de outros grupos tradicionalistas;25/09 (quinta-feira) – Exibição de filmes tradicionalistas;26/09 (sexta-feira) – Mateada na escola com apresentação do CTG Chaleira Preta e o Grupo Gaudérios do Mate.