Com o objetivo de ensinar jovens, adultos e idosos a ler e escrever, o projeto educacional ‘Alfabetizar: um novo mundo que se abre’, na sua segunda edição, formou 104 alunos no último sábado, dia 23. Em uma tarde emocionante no auditório da Câmara de Vereadores de Venâncio Aires, pessoas que, durante a história de suas vidas, não tiveram a oportunidade de frequentar a escola, celebraram a conquista da alfabetização. O projeto já soma mais de 300 pessoas alfabetizadas desde sua criação em outubro de 2010. 

O Alfabetizar teve a duração de oito meses e a participação de oito turmas no interior, num total de 64 pessoas, e quatro turmas na área urbana, com mais 40 alunos. Para o ato de formatura, alunos e alfabetizadores vieram de longe para o recebimento dos certificados. O encontro foi prestigiado pelo prefeito Airton Artus, o vice Giovane Wickert, a secretária de Educação Marione Drebel e demais autoridades como uma das mais significativas obras do Governo Municipal.

A alfabetizadora Cíntia Rejane Gomes falou em nome das colegas professoras e parabenizou a garra e a vontade de aprender dos alunos. A secretária Marione Drebel definiu a tarde como um momento de significado muito especial. “A escrita está em vários lugares. Conquistar o domínio da escrita e da leitura é, sobretudo, um processo de cidadania. A alfabetização é um processo de resgate de direitos”, considera. Marione parabenizou os alunos e agradeceu a todos os envolvidos, que ajudam para que o projeto se torne realidade.

O prefeito Airton Artus lembrou que a educação é capaz de modificar vidas e impulsionar uma cidade. “A educação representa o crescimento das pessoas e cria novas oportunidades, novos caminhos. Vocês encararam a missão e isso é muito significativo para nós”, afirmou. O vice-prefeito Giovane Wickert também parabenizou o esforço dos formandos. “A aprendizagem significa renovação e independente da idade, vocês conquistaram a alfabetização. Estamos aqui para aplaudir vocês”, disse.

Cada uma das 12 turmas teve a oportunidade de receber seus certificados. Para completar a emoção, em algumas turmas os alunos prepararam, por escrito, seu discurso para falar, pela primeira vez em público, da emoção de aprender a ler e escrever.

Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Venâncio Aires