Foto: Letícia Wacholz / Folha do MateNúmeros finais ainda serão divulgados, mas as parciais mostram recorde de público
Números finais ainda serão divulgados, mas as parciais mostram recorde de público

Tempo bom, atrações para todos os públicos e uma PROGRAMAÇÃO que contemplou um fim de semana completo foram os responsáveis pelo sucesso da 16ª Feira do Livro de Venâncio Aires, que encerrou na começo da noite deste domingo. Diferente das edições anteriores, esta incluiu o domingo.  “Foi um desafio incluir mais esse dia, mas fomos brindados com um sol maravilhoso e bastante público”, comemora a gerente local do Sesc, Diane Lacerda Araújo. Pela parcial da manhã de domingo, mais de 13 mil pessoas circularam pela feira durante os cinco dias.

Números preliminares divulgados pelo Sesc, com base na estimativa realizada no final da manhã, dão conta de que 8,5 mil livros foram comercializados. Porém, com o bom público que passou pelo Pavilhão de Eventos São Sebastião Mártir pela tarde, o Sesc acredita que ultrapassará a marca da edição passada, de 9 mil títulos. “O mais bacana é saber que o incentivo à leitura dá resultado, mesmo em meio a uma situação econômica complicada no país.”, destaca Diane. Ele observa que os números finais da comercialização ainda serão divulgados e que não se trata de uma estimativa, mas de números exatos, com base no levantamento de vendas feito com cada livreiro.

Foto: Letícia Wacholz / Folha do MateDiane: expectativa superada
Diane: expectativa superada

Ela atribui o sucesso da feira ao trabalho anterior aos dias de feira, iniciado meses antes e também à união dos realizadores, que buscaram oferecer uma PROGRAMAÇÃO diversificada e atrativa para todos dentro do tema ‘Os gaúchos e sua Cultura’.

Festival de Novos Poetas em 2016

Para 2016, o tema da feira ainda não está definido, mas o evento deve ocorrer no mesmo período deste ano. Uma proposta que está sendo avaliada pelo Sesc é realizar um Festival de Novos Poetas. Segundo Diane, a poesia foi muito retratada nesta edição, evidenciada com a presença do patrono Luiz Coronel e com o músico e escritor Thedy Corrêa. “Nós temos, no nosso município, muitos poetas e as vezes eles não sabem como lançar suas criações. Inclusive o Mateando Literário tratou sobre isso durante a feira.”

Parceria com a FolhaDiane destacou a parceria da Folha do Mate, que neste ano atuou como realizadora da feira ao lado do Sesc, da Prefeitura e da Unisc. “A parceria da Folha foi fundamental não só como jornal, mas como realizador de projetos e de atividades paralelas na PROGRAMAÇÃO da feira. Uma participação especial, justamente no Ano da Cultura [bandeira levantada pela Folha em 2015].”

Foto: Letícia Wacholz / Folha do MateThedy Corrêa foi a atração que encerrou a Feira do Livro, na tarde deste domingo
Thedy Corrêa foi a atração que encerrou a Feira do Livro, na tarde deste domingo