
Dez minutos. Esta é a média de tempo que um eleitor leva para efetuar o recadastramento biométrico. Rápido e prático, o procedimento ainda não foi efetuado por mais de 24 mil eleitores de Venâncio Aires que precisam comparecer no Cartório Eleitoral para não perderem o título. O prazo final encerra dia 31 de outubro.
Quem já garantiu o documento novo e a oportunidade de votar nas eleições 2018 é o casal César Augusto e Valdirene da Silva Junqueira, morador de Linha Sertão. Eles compareceram no cartório na última sexta-feira, 4, para efetuar a biometria. Valdirene conta que eles reservaram alguns minutos da vinda até o centro da cidade para fazer o procedimento e não perder o prazo.
O processo é necessário para que os eleitores possam votar no próximo pleito, em outubro do ano que vem, além de garantir que o título não seja cancelado. Segundo o chefe do Cartório da 93ª Zona Eleitoral, Eduardo Mosman, até a última semana, 24.090 eleitores ainda não tinham efetuado o recadastramento. O número corresponde a quase metade dos eleitores do município. São 30.315 eleitores (55%) que já efetuaram o recadastramento, entre os 54.405 eleitores cadastrados. Com menos de três meses para encerrar o prazo, a equipe do Cartório aguarda os milhares de eleitores que ainda não passaram pelo processo de biometria, que consiste na coleta das impressões digitais, assinatura digital, além da fotografia. Para efetuar o recadastramento o eleitor precisa estar munido de documento com foto, título e um comprovante de residência atual.
CALENDÁRIOO Cartório Eleitoral organizou um calendário para receber os eleitores de acordo com o local de votação. Neste mês, os eleitores da escola Zilda de Brito Pereira e da Comunidade Santa Rita de Cássia devem comparecer no Cartório, localizado na rua Voluntários da Pátria, 1404, de segunda a sexta-feira, das 12h às 19h.
URGÊNCIA
Eleitores de sessões que foram convocadas em meses anteriores devem comparecer com urgência no Cartório eleitoral para efetuarem a biometria. É o caso dos eleitores da Sociedade de Leituras, convocados em abril; do Clube Sete de Setembro e da AABB, chamados em maio; do Colégio Oliveira e da escola Wolfram Metzler, elencados em junho e; do Cônego Albino Juchem e da escola Leontina, que deveriam comparecer no mês passado. Já os eleitores da área rural devem procurar o cartório qualquer dia, até o mês de outubro.
Como eu sei se já fui recadastrado como eleitor?Todos que fizeram o título a partir de abril de 2013, ou solicitaram segunda via, a partir desta data, não precisam passar pelo recadastramento, pois já efetuaram o procedimento biométrico. Para conferir, basta observar se a parte frontal do documento traz o dizer: ‘Identificação biométrica’.
Pessoas com dificuldade de locomoção ou acamados devem proceder de que forma?Um representante legal pode comparecer no Cartório Eleitoral e solicitar o serviço. Neste caso, não há coleta das impressões digitais.
Tenho mais de 70 anos, preciso fazer o recadastramento?Sim. Todos os eleitores devem efetuar o procedimento, caso contrário terão o documento cancelado.
Moro fora de Venâncio Aires, o que devo fazer?Deve procurar um cartório eleitoral da cidade onde está morando e fazer o procedimento. Já quem mora fora do Brasil deve encaminhar o título junto à Embaixada ou Consulado e só ficará obrigado a votar a cada quatro anos, para o cargo de presidente da República.

