Ação realizada terça-feira pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) do Ministério Público resultou em mais uma prisão em Venâncio Aires. Cássio André Pires, 37 anos, foi preso em casa, no bairro Macedo, acusado de tráfico de entorpecentes.

Sua prisão foi feita à noite, depois que, aparentemente, a operação já havia acabado. Munidos de um mandado de prisão preventiva, integrantes do Gaeco e da Brigada Militar foram até a sua casa e o prenderam.

Neste local nem foi preciso usar as habilidades e o treinamento da cadela Nina, uma farejadora da raça pastor belga, pertencente ao canil do Batalhão do Operações Especiais (BOE) de Porto Alegre. Segundo informado, o próprio Pires indicou aos policiais aonde escondia uma porção de cocaína, que pesou 54 gramas.

Foto: Brigada Militar / Folha do MateNina foi usada para localizar drogas
Nina foi usada para localizar drogas

Conforme os levantamentos feitos pelo MP, Pires tem ligação com Luís Cálvio Ferreira, o Zé Colméia, 48 anos, um dos presos na terça-feira pela manhã, acusado de tráfico de entorpecentes. Ele foi apresentado na Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento e levado à Penitenciária Estadual de Venâncio Aires (Peva).

Durante os trabalhos do Gaeco, que também contaram com apoio da Polícia Civil de Venâncio Aires, foram presos um policial civil e um homem acusado de comercializar anabolizantes. Afora estas prisões em Venâncio Aires, também foi preso, em Lajeado, um acusado de envolvimento com máquinas caça-níqueis.

Na operação foram apreendidas duas pistolas – uma 9 milímetros, de uso restrito, e uma 380 -, dois revólveres calibre 38, muita munição, cocaína, maconha, haxixe, anabolizantes, seringas descartáveis e dinheiro.