
O major Eduardo Gener Pinheiro Medeiros, do Corpo de Bombeiros, que chegou em Venâncio em 2000 deixará o município no início de agosto. Gener irá integrar o Batalhão Regional, com sede em Santa Cruz, onde segue atuando como major. Atualmente de férias, seu nome já consta nos boletim oficiais internos da corporação.
A transferência para o município vizinho foi confirmada pelo comandante do 6º Comando Regional de Bombeiros, Tenente Coronel César Eduardo Bonfanti. Segundo ele, a troca se deve a reestruturação atual dos Bombeiros. “Com a reestruturação dos Bombeiros, os comandos regionais estão sendo transformados em batalhões e vão ter alguns comandos regionais, mas não na mesma quantidade atual. Então, o Comando de Santa Cruz passa a ser Batalhão e os oficiais superiores, como no caso dele, as respectivas vagas são nas sedes dos Batalhões. E cidades, como Cachoeira, Estrela, Lajeado, Venâncio ou é um capitão ou um tenente, não tendo mais a possibilidade de permanecer um major.”
Bonfanti ainda ressalta que “a permanência do Gener em Venâncio por tanto tempo é um caso excepcional, pois não é muito comum ficar tanto tempo numa mesma cidade.” Gener conta que já estava esperando pela troca. “Eu esperava para esse ano ou ano que vem uma mudança. E então veio essa determinação do comando geral do estado agora para então atuar na sede do comando Regional.”
O major retorna das férias dia 1º de agosto. Na volta, o Comando Regional marcará uma data para oficializar a troca no comando do quartel local. O capitão Lock passará a responder sozinho pela unidade dos Bombeiros de Venâncio.
Trajetória em Venâncio Natural de Cachoeira do Sul, o major Eduardo Gener Pinheiro Medeiros está em Venâncio há 16 anos. Em 17 de agosto de 2000, assumiu o comando da Companhia local. Em 2007 foi agraciado pela Câmara de Vereadores com o título de Cidadão Venâncio-airense, indicado pelo então vereador Hélio Lawall. Em 2011, ao ser promovido, foi criado em Venâncio o Batalhão, o qual Gener também vinha comandando. Assim, acumulou as duas funções durante os últimos quatro anos.
Desde o ano passado, com a chegada do capitão Gustavo Lock, Gener estava no comando do Batalhão de Venâncio, o qual, através do Subgrupamento de Combate a Incêndio, também atende todo o Vale do Taquari, totalizando 41 municípios.
 
											 
			
		 
			
		 
			
		 
			
		 
			
		 
			
		 
			
		