DITADURA MILITARO regime militar foi o período da política brasileira em que militares conduziram o país. Essa época ficou marcada na história do Brasil através da prática de vários Atos Institucionais. A Ditadura Militar no Brasil teve seu início com o golpe militar de 31 de março de 1964, resultando no afastamento do Presidente da República, João Goulart, e tomando o poder o Marechal Castelo Branco. A Ditadura durou até a eleição de Tancredo Neves em 1985.
FATOS HISTóRICOS
>> FóRUMNa ata 222, de 16 de fevereiro de 1960, a Câmara realiza a primeira sessão na sala do edifício do Fórum do município.
>> FáBRICA DE TRATORES Na ata de nº 228, de oito de junho de 1960, consta que o vereador Dr. Gleno Ricardo Scherer solicitou que a Câmara de Vereadores falasse com o Secretário da Economia e pedissea intalação de uma Fábrica de Tratores no município.
>> ISENçãO DE IMPOSTOSAta nº 247, há a votação de um projeto de lei que isentava o Banco do Brasil de qualquer imposto municipal, quando o mesmo viesse a funcionar no município.
>> MUDANçA NAS CONSTRUçõESNa ata de nº 248, de oito de maio de 1961, foi colocado em discussão um projeto de lei de autoria do vereador Dr. Gleno Scherer, onde constava a proibição de construções de edifícios de um só piso na rua Osvaldo Aranha entre a rua Getúlio Vargas e a XV de Novembro. O vereador Gleno Scherer, tentava justificar a criação dessa Lei e o vereador álvaro Ribeiro Caldas tentava esclarecer as inconveniências que iriam surgir na execução dessa lei.
>> FERIADO FACULTATIVONo dia 22 de julho de 1961, foi apresentado ao presidente da Câmara, Rui Vargas, o projeto de lei que declarava feriado facultativo o ‘Dia do Colono’. O projeto foi assinado pelos vereadores Wilibaldo Ertel, Helmuth Schultz, Guaracy Alberto Campos e Gleno Scherer.
>> CONVêNIO COM A CEEENa ata de nº 307, de seis de novembro de 1963, o presidente da Câmara, álvaro Ribeiro Caldas, fez a leitura do projeto de lei nº 14/63 do Executivo Municipal, que firmava convênio com a Comissão Estadual de Energia Elétrica (CEEE), para ser aplicada uma contribuição do Governo Estadual na rede elétrica da localidade de Linha Arlindo.
>> 13º SALáRIONa ata de nº 335, de 23 de dezembro de 1964, consta a votação do projeto que concedia o 13º salário aos professores municipais.
>> BIBLIOTECA PúBLICANa ata de nº 351, de 23 de setembro de 1965, o Presidente da Câmara, Alfredo Farinhas, submeteu para apreciação o projeto de lei que criava a Biblioteca Pública.
>> CASVANa ata de nº 386, de 22 de dezembro de 1966, o presidente da Câmara apresentou o projeto de lei nº 23/66 do Executivo Municipal, que autorizava a doação de um terreno ao Centro de Assistência Social de Venâncio Aires. O projeto foi discutido e aprovado por todos.