DáRIO MARTINS – PRESIDENTE EM 1997 Defensor de uma mesa pluripartidária, Dário dos Santos Martins esteve por dois mandatos na Câmara de Vereadores, tendo assumido como presidente em 1997. Dentre as lutas que lhe marcaram, ele cita uma negociação para uma dívida do Hospital São Sebastião Mártir, em um momento em que houveram cortes para entidades filantrópicas, ocorrida em Brasília. Junto ao também vereador na época, Asuir Silberschlag, participou de audiências para negociar uma solução à longo prazo para a entidade. Ainda, recorda de uma proposição para que a rua Jacob Becker tivesse tráfego em único sentido, uma vez que a via abriga o Corpo de Bombeiros, necrotério e o Hospital.

Os legisladores da época tinham bastante integração, e preocupavam-se com o bem para o município.

Foto: Divulgação / Folha do MateDário dos Santos Martins esteve por dois mandatos na Câmara de Vereadores
Dário dos Santos Martins esteve por dois mandatos na Câmara de Vereadores

***

HéLIO ARTUS – PRESIDENTE EM 1998 Presidente nos anos de 1995 e 1998, Hélio Antônio Artus compõe, atualmente, o quadro de vereadores do Legislativo de Venâncio Aires. Nestas mais de duas décadas de atuação, ele tem subsídios para comparar a evolução da instituição. Além do número enxuto de funcionários, inferior ao praticado hoje; Artus cita a transmissão das sessões por meio do rádio, e o destaque dado nos veículos impressos, como um grande diferencial para a visibilidade da Casa, já que a população têm condições de ouvir os debates ao vivo, e já acompanhar no dia seguinte as notícias sobre os principais tópicos. Além disso, ele destaca que os cidadãos comparecem mais nas sessões, a fim de fazer as reivindicações que lhes interessam.

à medida que vão passando os anos, as coisas vão se modernizando.

Foto: Divulgação / Folha do MateHélio Antônio Artus compõe, atualmente, o quadro de vereadores do Legislativo de Venâncio Aires
Hélio Antônio Artus compõe, atualmente, o quadro de vereadores do Legislativo de Venâncio Aires

***

MARLY TRINDADE – PRESIDENTE EM 2000 Vereadora nos mandatos de 1993 a 1996, 1997 a 2000 e 2001 a 2004, Marly presidiu a Câmara em 2000 e defendeu a economia. Para ela, não havia necessidade de gastar com coisas que não fossem, de fato, importantes para o Legislativo e, também, para os moradores do município. Sobre a experiência de ser Presidente da Câmara, Marly garante que foi muito boa, especialmente pelo bom relacionamento que tinha com os outros vereadores.

Todo mundo trabalhava, era uma equipe muito unida.

Ao longo desses 80 anos, a Vereadora comenta que muita coisa mudou. Entre as principais, para ela, estão a da sede que antes era sedida pela Prefeitura e se localizava em cima do atual prédio da Biblioteca, o número de funcionários e, infelizmente, a perda de alguns valores importantes, como o respeito entre os próprios vereadores. “Mas, de forma geral, tudo sempre foi bom e bonito”, salienta.

Foto: Divulgação / Folha do MateMarly presidiu a Câmara em 2000
Marly presidiu a Câmara em 2000

***

FATOS HISTóRICOS

>> FESTA MUNICIPAL DO FUMOAta do dia 3 de março de 1997 aborda projeto de lei que institui e oficializa a ‘Festa Municipal do Fumo’ no município de Venâncio Aires, autorizando também o Poder Executivo a conceder auxílio financeiro à entidade promotora do evento.

>> SECRETARIA DA CULTURAAta de 3 de março de 1997 cita projeto de lei que cria Secretaria Municipal de Cultura, Desporto, Turismo e Lazer.

>> ABASTECIMENTO DE áGUAAta de 25 de maio de 1998 aborda projeto de lei que autoriza o Poder Executivo a assinar convênios com o governo do Estado do Rio Grande do Sul, e a receber recursos para a construção de sistemas simplificados de abastecimento de água no município.

>> INSTITUTO PENALAta de 1º de junho de 1998 aborda projeto de lei que autoriza o Poder Executivo a celebrar convênio com o Estado do Rio Grande do Sul, para implantar novos projetos de atividades rurais aos apenados do Instituto Penal Agrícola de Mariante.

>> PRIORIDADE DE ATENDIMENTOAta de 17 de maio de 1999 descreve projeto de lei que estabelece as prioridades de atendimento em todas as repartições públicas, municipais, estaduais e federais, estabelecimento bancários e comerciais, às pessoas idosas, portadoras de deficiência física ou gestantes.

>> COMITê DA CIDADANIAAta de 24 de abril de 2000 trata de projeto de lei que autoriza o Poder Executivo a conceder auxílio financeiro ao Comitê da Ação da Cidadania Contra a Fome, a Miséria e pela Vida de Venâncio Aires, com sede nesta cidade, para a contratação de mães sociais para atendimento de crianças e adolescentes abrigados no centro social.

>> DOAçãO DE IMóVELAta de 18 de dezembro de 2000 relata projeto de lei que autoriza o Poder Executivo a celebrar termo de convênio com a Associação pró-ensino em Santa Cruz do Sul, mantenedora da Universidade de Santa Cruz do Sul, visando a doação de um imóvel para a implantação de um campus universitário no município de Venâncio Aires.