NESTOR DE AZEREDO – PRESIDENTE EM 2006
Nestor de Azeredo atuou por cerca de uma década como vereador. Entre as demandas que defendeu, destaca a indicação de projeto, realizada em 2005, para que todos os prédios da cidade tivessem hidrômetros separados, a fim de que os moradores pagassem somente o que consumiram.
Como presidente, em 2006, Nestor de Azeredo teve sua participação na transição da Câmara de Vereadores para o prédio próprio, processo que já estava em andamento desde a compra do terreno.
Fui presidente no ano de inauguração. Eu e todos os vereadores acreditávamos que é muito importante o Poder Legislativo ter sua própria casa.
Além disso, Azeredo também cita a realização de um concurso público, e da criação do Portal da Transparência, como pontos de destaque de seu mandato.
O Portal foi feito em um ano que ainda não havia legislação obrigando as Câmaras a ter esse recurso.
***
WILSON DA SILVA PUTHIN – PRESIDENTE EM 2007
Como presidente da Câmara de Vereadores, Wilson Puthin foi o presidente responsável por mobiliar a sede própria do Legislativo, inaugurada no ano anterior. Com a infraestrutura necessária, foi possível ocupar as instalações a partir de abril de 2007.
Da sua gestão, também cita a criação do prêmio Balconista Destaque, e de uma homenagem prestada aos deficientes visuais do município. Ainda, recorda que a partir daquele ano, a Câmara de Vereadores abriu suas portas para a realização de reuniões externas da comunidade, bem como, para eventos, como as formaturas da Universidade de Santa Cruz do Sul.
Puthin, que foi vereador por dois mandatos, e atualmente é suplente, diz que o Legislativo é considerado como a ‘casa do povo’, e que toda a infraestrutura do local, conquistada ao longo dos anos, facilita o trabalho a ser realizado para a comunidade.
***
EDUARDO KAPPEL TRINDADE – PRESIDENTE EM 2008
Integrando o atual grupo de vereadores da Câmara, Eduardo Kappel Trindade também esteve no Legislativo entre 2005 e 2008, tendo atuado como presidente neste último ano. Como principal conquista da sua gestão, cita o congelamento dos salários de vereadores, prefeito, vice-prefeito e secretários. Também, o congelamento do Imposto sobre Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU), inclusive com desconto para os contribuintes.
Nós também acabamos com o nepotismo, em um momento que não se discutia ainda esse tema.
Kappel ainda destaca o controle de diárias durante seu primeiro mandato. Com a economia feita, ao fim do ano em que foi presidente, foi possível adquirir um carro zero quilômetro para a Polícia Civil, um para a Brigada Militar, e ainda para a contrução de três pracinhas pequenas.
***
FATOS HISTóRICOS
>> LOTEAMENTOS HABITACIONAISAta de 14 de março de 2005 cita projeto de lei que institui o programa ‘Morar Legal’ para regularização de loteamentos habitacionais do município.
>> MEL DE ABELHAAta de 16 de maio de 2005 destaca projeto de lei que torna obrigatória a inclusão do mel de abelha no cardápio da merenda escolar da rede municipal de ensino.
>> ESCOLA DO CHIMARRãOAta de 5 de dezembro de 2005 aborda projeto de lei que cria a Escola do Chimarrão e dá outras providências.
>> DIVERSIFICAçãOAta de 19 de maio de 2006 cita projeto de lei que cria o programa de incentivo à avicultura, suinocultura, bovinocultura, piscicultura, rizicultura e, outras atividades consideradas importantes para a diversificação de cultura no município.
>> EXPEDIENTE PARLAMENTARAta de 11 de setembro de 2006 traz projeto de resolução que institui a carga horária semanal de trabalho dos vereadores, denominado de expediente parlamentar.
>> FARMáCIA POPULARAta de 18 de setembro de 2006 salienta projeto de lei que institui em Venâncio Aires a Farmácia Popular do Brasil e trata de sua organização.
>> DIA DO FUMICULTORAta de 6 de agosto de 2007 destaca projeto de lei que institui o Dia Municipal do Fumicultor.
>> CIRCOAta de 1º de outubro de 2007 cita projeto de lei que proíbe a instalação de circos que fazem uso de animais em espetáculos.
>> HINOAta de 14 de abril de 2008 enfatiza projeto de lei que dispõe sobre a obrigatoriedade da apresentação do Hino Oficial do Município em celebrações cívicas.
>> CONSELHO DA JUVENTUDEAta de 7 de julho de 2008 cita projeto de lei que cria o Conselho Municipal da Juventude.