Domingo, 17, poderá ser um dia histórico para a política brasileira. A votação, na Câmara dos Deputados, do processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff,
está marcada para iniciar às 14h.
Nesta quarta-feira, 13, foi publicado no Diário da Câmara dos Deputados o parecer favorável à abertura do processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff, aprovado na comissão especial. A publicação era uma etapa necessária para a contagem do prazo de 48 horas para a sessão de votação, prevista para ter início amanhã.
Caso a maioria decida pela destituição, a decisão segue para votação no Senado. Para o prosseguimento do processo de impeachment, é necessário que 342 deputados dos 513 votem a favor da destituição de Dilma.
Pelas redes sociais muitos movimentos, como o ‘Vem Pra Rua’ e ‘Movimento Brasil Livre’ – principais grupos de oposição à presidente Dilma Rousseff, marcam manifestações pró-impeachment para domingo, 17. Em São Paulo, por exemplo, os organizadores pretendem instalar telões em dois caminhões de som na avenida Paulista, onde será transmitida a movimentação dos parlamentares.
Em Porto Alegre, os manifestantes se reunirão no Parcão, onde também será instalado um telão, que transmitirá ao vivo a votação. Já em Venâncio, alguns organizadores de manifestações passadas, querem organizar um ato na Praça Evangélica, na Travessa Pastor Menzel, onde o público poderá assistir,l num telão, a transmissão da votação, ao vivo, a partir das 14h. De acordo com Edson Baiard de Oliveira, será a oportunidade para o povo ver o posicionamento de cada deputado. Mas a confirmação ainda depende da previsão do tempo para o dia.