Maquinados grava DVD acústico em outubro

No dia 26 de outubro, a partir das 21h, o auditório do Colégio Gaspar Silveira Martins, será palco da gravação do DVD acústico da banda venâncio-airense Maquinados. O show é alusivo aos 15 anos do grupo.

Vocalista da Maquinados, Thomás Lenz relata que vários são os motivos pelos quais a banda decidiu gravar o DVD, mas o principal deles é marcar os 15 anos de trajetória. “Temos uma história e queremos gravar isso ao vivo. Vamos fazer arranjos acústicos para as versões das nossas músicas, o que é muito importante para nós enquanto músicos. E, além de revisitar essas canções, temos duas novas para o DVD”, compartilha.

O Colégio Gaspar foi escolhido como local para a gravação do DVD, principalmente, pelo fato de a banda ter começado a carreira na escola, durante uma festa junina no pátio da instituição ensino, em 2002. “Muito da nossa formação musical e pessoal passa pelo Colégio Gaspar”, enfatiza Thomás. Outro ponto que foi levado em consideração na hora da escolha do auditório é que ele oferece acessibilidade. 

ESSÊNCIA

Formada por colegas da própria escola em meados do ano de 2002, a Maquinados tem Thomás Lenz no vocal, Dudu Peiter na guitarra, Isma Pádua no baixo e Duda Kuhn na bateria. A banda de pop-rock, que já se chamou Banda Melhor Que Nada, MQN e Magalevis, tem dois álbuns gravados.

Na avaliação de Thomás, mesmo depois de 15 anos, uma das características que permanece viva entre os integrantes da banda é a “forma de ser Maquinados”. “Quando a gente vai ensaiar e quando fazemos o show, continuamos sendo nós fazendo música. O jeito que a gente faz, pode ter mudado algum processo, mas é a Maquinados”, salienta.

Foto: Divulgação / Folha do MateDuda Pádua, Isma Kuhn, Thomás Lenz e Dudu Peiter formam a Maquinados
Duda Pádua, Isma Kuhn, Thomás Lenz e Dudu Peiter formam a Maquinados

PREPARAÇÃO

A preparação para o show de gravação do DVD ocorre há meses e o processo de rearranjo das canções foi intensificado há cerca de quatro meses. “É preciso pensar muito sobre músicas que são nossas. Estamos gravando tudo antes para escutar e ver como está ficando para no dia 26 de outubro gravar ao vivo”, compartilha o vocalista.

Thomás adianta que o repertório já está definido e será composto por canções do primeiro e segundo CD, algumas mais antigas, que não entraram em nenhum dos CDs, e também duas músicas inéditas. O DVD Maquinados 15 anos – Acústico é uma realização da Bola Cultural com patrocínio da Cléris Calçados, Condusvale e Supermercado Lenz e é financiado pela Lei de Incentivo à Cultura do RS.

MOMENTOS MARCANTES

O vocalista da banda Maquinados, Thomás Lenz, cita alguns acontecimentos marcantes nestes 15 anos de trajetória do grupo.

1 Abertura do show da banda CPM 22 em Venâncio Aires. “Na época para nós foi muito legal, o ginásio estava lotado”, relembra.

2 Produção do primeiro CD. “Foi quando tivemos dois produtores trabalhando com a gente dentro do estúdio. Foi marcante para nós, pois evoluímos muito a partir disso, desde a produção até o lançamento. Nós lotamos o salão principal da Sociedade Olímpica Venâncio Aires (Sova)”, recorda.

3 O fato de os integrantes da banda terem morado juntos em Porto Alegre e em São Paulo. “Além de banda, sempre fomos muito amigos”, comenta.

4 Intercâmbio com uma banda de Salvador, quando a Maquinados foi para a cidade baiana. “Foi quando fizemos parcerias de composição com eles”, observa.

5 Ida a São Paulo de Kombi para produzir o segundo CD da Maquinados.

Agende-se! 

O que: gravação do DVD acústico da Banda Maquinados Quando: 26 de outubro, às 21hOnde: Auditório do Colégio Gaspar Silveira Martins, na rua Tiradentes, Centro de Venâncio Aires Quanto: Entrada franca com reserva prévia. Os ingressos para o evento serão distribuídos a partir do dia 25 de setembro, na própria secretaria da escola e serão limitados a 300 espectadores.