Os representantes da União dos Universitários de Venâncio Aires (Univa) – presidente Tulio Cícero Haas Corrêa Lima, e a integrante do Conselho Fiscal, Juliana Bencke, participaram na manhã de segunda-feira,15, de uma reunião na Câmara de Vereadores. O encontro, que contou com a presença do deputado Estadual Marcelo Moraes (PTB) e dos vereadores petebistas Renato Gollmann, Celso Krämer, José Arnildo Câmara e assessores, foi para discutir sobre o passe livre estudantil intermunicipal.
Moraes protocolou uma emenda ao Projeto do Poder Executivo do Estado, pois o mesmo abrange apenas os aglomerados urbanos, como Caxias do Sul, Pelotas, Litoral Norte e Região Metropolitana de Porto Alegre. A emenda do parlamentar determina que a lei atenda todos os estudantes do Estado. Além disso, prevê que nos municípios que não possuem linhas de ônibus no horário das aulas, que o Governo do Estado custeie a locomoção dos chamados ´fretados`, para que estes alunos também possam ser beneficiados pelo passe livre.
De acordo com o deputado, o projeto começou errado por dois motivos, ou seja, por beneficiar somente algumas regiões e, por não incluir os fretados, muito utilizados no interior do Estado. “Não temos dois tipos de estudantes, por isso não podemos beneficiar somente alguns”, enfatizou.
Segundo a Univa, que freta ônibus exclusivamente para a Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), a entidade possui cerca de 500 alunos associados. Em média 150 estudantes viajam todas as noites para a universidade. Eles compram a passagem antecipada por R$ 7, ida e volta.
O encontro com os estudantes é uma iniciativa do PTB, junto do deputado Marcelo Moraes, e com a ajuda dos vereadores de Venâncio Aires, que pretendem fazer uma pressão local, mobilizando os estudantes e divulgando a emenda pelas redes sociais. O vereador José Arnildo Câmara protocolou uma moção de apoio à emenda, que será enviada à Assembleia Legislativa e ao Governo do Estado.