A Confederação Nacional de Municípios (CNM) divulgou a PROGRAMAÇÃO para a XVIII Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, que acontece na próxima semana, de 25 a 28 de maio, no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB). Em meio à crise que assola a grande maioria das cidades brasileiras, o evento deve ser o maior dos últimos anos.

A ida a Capital Federal deve atrair milhares de prefeitos, vice-prefeitos e municipalistas para um protesto considerado por muitos como a última cartada para salvar o ano das Prefeituras. No vale do Rio Pardo, o prefeito de Venâncio Aires e presidente da Associação de Municípios (Amvarp), Airton Artus, participa da Marcha e convoca os demais municípios a se mobilizarem.

Conforme Artus, os prefeitos da região participarão na sua maioria da Marcha ou encaminharão representantes. Durante a última reunião do colegiado regional, o debate foi incisivo diante da realidade de acúmulo de responsabilidades, de arrecadação menor que as demandas e de promessas não cumpridas. “Não diria que estamos otimistas, mas precisamos buscar uma saída. Denunciar a nossa realidade para a população. é o momento dos municípios se unirem e mostrarem sua força. A situação é insustentável para o futuro das administrações”, declara Airton Artus.

No primeiro dia da Marcha, 25, estão previstos credenciamento e palestra com o tema “Os desafios para a implementação dos Consórcios Públicos Municipais” e várias Arenas Temáticas. A sessão solene de abertura está marcada para às 9h de terça-feira, 26. Na ocasião, o presidente da CNM, Paulo Ziulkoski, dará boas-vindas aos presentes e ministrará uma palestra sobre as Propostas do Movimento Municipalista. No período da tarde, está programado o debate sobre a Reforma Política e a posse da Diretoria da CNM para o triênio 2015-2018.

Na quarta-feira, 27, será destinada à discussão do Pacto Federativo. Ao longo do dia, várias autoridades estarão no CICB para debater o tema. Entre eles, o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), e o da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), governadores e os ministros das Cidades, Gilberto Kassab, e do Meio Ambiente, Izabella Teixeira. O último dia de Marcha, na quinta-feira, 28, haverá um Informe do Governo Federal com a participação de ministros de Estado. Airton Artus completa dizendo que a crise atinge todo o país, mas são os prefeitos os que mais diretamente respondem à população. “Para o povo dá a impressão de que há falta de gestão pública municipal, quando, na verdade, estamos sofrendo com o atraso e cortes federais, especialmente nas áreas da saúde, educação e assistência social”, concluiu o prefeito da Capital do Chimarrão.