Incluída na PROGRAMAÇÃO de 124 anos de aniversário de Venâncio Aires, a reunião mensal da Associação de Municípios do Vale do Rio Pardo (Amvarp) foi realizada na manhã desta sexta-feira, 8, no auditório do Parque Municipal do Chimarrão.
O encontro, que contou com a participação de praticamente todos os prefeitos da Associação, foi iniciado pelo presidente da entidade e prefeito de Venâncio, Airton Artus, que explicou a importância da participação de todos na XVIII Marcha em Defesa dos Municípios, nos dias 25, 26, 27 e 28 de maio, em Brasília e no 35º Congresso de Municípios do Rio Grande do Sul/Famurs, dias 1º e 2 de julho, em Porto Alegre. “Acredito que esta Marcha dos Prefeitos será decisiva, não tem como postergar, será preciso protestar economizando, pois não adianta ir lá, retornar e seguir fazendo o que eles mandam. Precisamos nos unir, para encontrarmos saídas para a crise, em Venâncio vamos vender 16 imóveis para fechar as contas do ano.”
Na reunião, o prefeito de Rio Pardo, Fernando Schwanke, ainda destacou os pontos altos da viagem da delegação regional à Agritech, em Israel. Schwanke evidenciou o uso racional de inseticidas e o desenvolvimento da tecnologia. De acordo com o prefeito, uma parceria com o país visitado na área da saúde pode ser firmada. “Acredito que poderemos criar uma parceria, até conversamos com autoridades de lá afim de firmarmos um convênio com o Hospital Regional ou demais hospitais da nossa região com eles, por exemplo, podem nos disponibilizar equipamentos que já não estão mais em uso lá e que para nós seriam muito importantes.”
No encontro ainda ocorreu a participação e explanação do dr. Gladimir Chiele, sobre Consultoria em Direito Público. O consultor destacou que “o gestor público é alvo permanente de cobranças.” Os prefeitos optaram por decidir a adesão ou não da consultoria no próximo encontro da Associação, que será realizado em Vera Cruz, no dia 5 de junho, a partir das 10h. O encontro deverá ser fechado apenas para os prefeitos.
Membros da Fundatec também fizeram uma apresentação de cursos, concursos, consultoria e gestão de projeto. E, por fim, integrantes da Fundação de Articulação e Desenvolvimento de Políticas Públicas para Pessoas Portadoras de Deficiência e de Altas Habilidades no Rio Grande do Sul (Faders), apresentaram mais detalhes do 131º Fórum Permanente Regional.