Com informações de Renê Ruppenthal.

O Tribunal de Contas do Estado (TCE) finalizou um novo estudo sobre a oferta da Educação Infantil nos municípios gaúchos. A partir dos dados, relativos ao ano de 2013, o TCE montou um ranking onde Mato Leitão aparece na décima colocação estadual. O município de Poço das Antas (Vale do Taquari) é o primeiro da lista.

O estudo destaca que os municípios gaúchos precisam criar 196,4 mil novas vagas em creches e pré-escolas para atender as metas do Plano Nacional de Educação (PNE): 50% das crianças de até 3 anos matriculadas em creches e 80% da população de 4 a 5 anos nas pré-escolas até 2016. Desde 2008, o TCE-RS avalia a situação da educação infantil nos municípios gaúchos.

Em Mato Leitão, a Educação Infantil é oferecida na Emei Vó Olga (níveis 1 ao 6) e Emef Santo Antônio que atende os níveis 5 e 6, todos em Tempo Integral. “Desde o ano passado, devido à grande procura por vagas, só aceitamos matrículas novas de crianças cujos responsáveis residam no Município e que estejam comprovadamente trabalhando”, informou a secretária de Educação, Edelvani Loeblein.

O presidente do TCE, Cezar Miola, destaca que a  qualidade da oferta desse serviço pelo poder público tem impacto direto no futuro das crianças, principalmente daquelas em situação econômica desfavorável. “Na maioria das vezes, essas vagas são única forma de acesso à educação infantil. Sabemos que os municípios com melhores taxas de atendimento das crianças de 0 a 5 anos também são os que apresentam maiores médias  das notas nas séries iniciais. Esse é um exemplo das inúmeras vantagens de se investir cedo na educação”, concluiu.