A Secretaria Municipal de Saúde de Mato Leitão decidiu manter o horário especial neste sábado, 30, para imunizar pessoas dos grupos de risco na campanha nacional contra a gripe. Considerado o Dia D da campanha, o atendimento passou a ser opcional nos municípios conforme orientação do Estado.
Ao antecipar a vacinação em relação ao restante do Brasil, a Secretaria Estadual de Saúde alcançou bons índices de imunizações na primeira semana. A procura pelas vacinas superou as expectativas e, com isso, cada Município foi autorizado a decidir sobre a abertura dos postos de
vacinação neste sábado. Mato Leitão manteve a mobilização e o atendimento ocorrerá na Unidade Básica de Saúde (UBS) Central das 8h às 17h.
Nos três primeiros dias da campanha, 387 pessoas receberam a vacina. A intenção é imunizar 1.557 pessoas que integram os grupos de risco como crianças entre seis meses e menores de cinco anos, idosos, gestantes, pessoas com doenças crônicas, puérperas e trabalhdores do setor de Saúde.O Ministério da Saúde reforça, além da vacinação, outras medidas de prevenção como lavar as mãos, evitar locais de aglomeração de pessoas, cobrir a boca com o braço ao tossir e espirrar e utilizar álcool gel nas mãos.
A vacinação segue até o próximo dia 20 de maio e é feita gratuitamente somente para os grupos de risco. A população em geral pode procurar clínicas particulares.